ARTE NAIF: Guarabira se prepara para a 5ª versão do FIAN na próxima semana

Publicado em 16/05/2023 às 16:22

A partir da próxima semana, precisamente no dia 25/05 (quinta-feira), a cidade de Guarabira deverá estar recebendo a presença de visitantes de vários estados brasileiros, para participarem da quinta edição do FIAN (Festival Internacional de Arte Naif). Dos mais de 80 artistas selecionados, mas de 50 deles já confirmarem presença na cidade, além de acompanhantes e também amantes das artes plásticas que sempre vêm à Guarabira nessa época do ano.

Durante cinco anos, a Prefeitura Municipal de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ateliê Adriano Dias, vem realizando esse evento que já está consolidado no calendário cultural de eventos do município e do Estado. Em 2023, o município comemora a sua quinta edição e, ao mesmo tempo, os 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, importante obra da literatura de cordel que tem autoria do guarabirense José Camelo de Melo Rezende.

Sobre essa dupla comemoração, o prefeito Marcus Diôgo declarou: “Chegamos a 2023 com a cultura em festa. São duas grandes realizações, no âmbito das artes em Guarabira, que representam um motivo de orgulho para a toda a população e para nós que fazemos a gestão municipal”.

Ele ainda destacou a importância desse evento para o município e o fato de Guarabira ter se tornado a cidade de referência, no âmbito do território nacional, para a promoção da arte naif, o que tem atraindo tantos visitantes para conhecer as obras expostas e, por extensão, outros valores culturais existentes na cidade.

“Desde 2018, quando abrimos as portas para os artistas internacionais da Arte Naif, a cidade se tornou uma grande referência nessa modalidade da pintura. Hoje, em qualquer parte do Brasil e mesmo em outros países, quando se fala em Arte Naif vem logo a lembrança de Guarabira, esse território do Brejo Paraibano que assumiu a responsabilidade de ser o centro, a capital e o ponto de convergência de tantos artistas que atuam nesse campo das artes plásticas”, disse o prefeito, acrescentando que as comemorações do quinto ano representam um número simbólico, “o que vem fechar a primeira conta de uma avaliação positiva sobre o que já foi feito até aqui”.

Neste ano, o Festival Internacional de Arte Naif entra na programação do Ano Cultural do Pavão Misterioso, que já teve sua largada em evento recente no Teatro Municipal Geraldo Alverga, quando aconteceram várias homenagens e outras atrações alusivas ao centenário da famosa obra literária.

Desde o lançamento do edital, artistas de vários estados brasileiros, e de outros países, começaram a criar suas obras tendo como base o universo do Pavão Misterioso. Além da vernissage com mais de 80 obras, o evento contará com atrações musicais, premiação, homenagens e exposição ao ar livre de produtos artísticos e artesanais em espaço aberto.

Festival Internacional de Arte Naif

Data: 25 de Maio (quinta-feira)

Local: Casarão da Cultura / Praça João Pessoa

Hora: 19:00h.