Centro da Visão de Guarabira realiza 60 cirurgias de catarata nesta sexta-feira

Publicado em 07/07/2023 às 08:20

Sessenta moradores de Guarabira estão sendo cirurgiados de catarata nesta sexta-feira (7), numa grande ação organizada pela Prefeitura de Guarabira, por meio do Centro da Visão e da Secretaria de Saúde. A cirurgia de catarata não serve apenas para devolver uma visão de mais qualidade aos moradores, mas para proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Os idosos, por exemplo, passam a viver de forma mais segura e com autonomia para a realização de algumas tarefas diárias, antes prejudicadas pela baixa visão.

A secretária de saúde, Harlanne Herculane, esclareceu o serviço é contínuo, portanto, são reservados três dias na semana para a realização de consultas oftalmológicas e nas sextas-feiras ocorrem as cirurgias, a cada três meses acompanhamento de pacientes com glaucoma, e entrega de colírios.

Com o objetivo de levar este benefício à população, a Prefeitura de Gurabira vem realizando diversos procedimentos, por meio de cirurgias catarata, como serviço contínuo. A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a incidência de casos de catarata no Brasil é de 120 mil por ano. Segundo Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB ), a doença é a maior causa de cegueira, configurando 25.81% dos casos.