Conselho Rural de Guarabira toma posse no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Publicado em 20/02/2013 às 18:04

Validação de preços da agricultura familiar e habitação rural também foram temas da reunião que contou com a presença do prefeito Zenóbio Toscano

[caption id="attachment_776" align="alignleft" width="240"]Daniel Nogueira (Presidente) A posse aconteceu na manhã desta Quarta (20)[/caption]

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável de Guarabira, no auditório José Martins de Oliveira do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município.

O prefeito Zenóbio Toscano esteve presente na reunião que também tratou junto aos representantes das comunidades rurais sobre a validação de preço dos produtos da agricultura familiar, e do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR do Governo Federal, de execução pela Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade foi realizada a eleição que garantiu a posse da nova diretoria do conselho rural, formada a partir de então por Daniel Nogueira como presidente, José de Arimatéia, como vice-presidente, e Marcelo Bandeira, que além de secretário de Agricultura assume também como secretário do conselho, assim como representantes da Câmara Municipal e do Sindicato de Trabalhadores Rurais.

[caption id="attachment_777" align="alignleft" width="240"]Daniel Nogueira Daniel Nogueira[/caption]

Daniel Nogueira, atual presidente da Associação dos Moradores de Lagoa de Serra e Torrões, falou ao assumir a presidência do conselho que percebe um resgate da área rural de Guarabira pela nova administração, em face da falta de apoio das associações rurais nos últimos anos. Ele relembrou sua trajetória de vida e ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável da produção rural, além de fazer o convite a todos moradores do campo a interagirem cada vez mais com a representação. Daniel frisou que lutará para conseguir benefícios através das políticas públicas e objetiva distribuí-los de forma justa e unificada entre as comunidades.

Maior participação e conscientização sobre políticas públicas por parte da população rural também foi a cobrança da secretária de Planejamento, Márcia Amaral, que também compôs a mesa.  Já o vereador Luiz Martins, representante do bloco situacionista no conselho, ressaltou a evidente união das associações rurais.

Agricultura familiar e habitação rural

Após a posse da nova diretoria também aconteceu um debate acerca da validação do preço dos produtos originários da agricultura familiar. Que segundo lei federal nº 11.947, de junho de  2009, no mínimo 30% da merenda escolar deve ser comprada diretamente de agricultores familiares.

Outro assunto que chamou atenção foi o Programa Nacional de habitação Rural – PNRH, que faz parte do Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e que visa a construção de casas para moradores da zona rural.

O gerente geral da Caixa Econômica de Guarabira, Carlos Dias, esteve presente e fez palestra acerca dos procedimentos e detalhes sobre o programa, que em municípios da região já entregou 250 residências. Segundo o mesmo, em breve os recursos estarão sendo liberados para Guarabira.

A senhora Vera Lúcia, da localidade da Passagem, interferiu em uma das falas de Carlos Dias para elogiar o evento:

Antes não havia um diálogo como esse, cara a cara, com acesso ao prefeito, associações e a Caixa, trazendo esclarecimentos para nós. Elogiou Vera Lúcia.

Em sua fala o prefeito Zenóbio Toscano reafirmou o compromisso que tem com os moradores do campo, e que vários projetos estão sendo encaminhados pela Prefeitura no intuito de melhorar as condições de vida de quem reside na zona rural, como a implantação de poços próximos às escolas, e a reativação de contratos com o Cooperar.

Além dos já citados, estiveram presentes representantes da Emater; Rubens Fernandes, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Guarabira; Antônio de Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Guarabira; assim como membros das diversas associações de comunidades rurais da rainha do brejo.