META ALCANÇADA: Guarabira atinge 90% da cobertura vacinal contra Influenza

Publicado em 30/06/2023 às 22:14

Nesta sexta-feira (30), Guarabira atingiu 90% da cobertura vacinal contra a Influenza, alcançando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Marcus Diogo agradeceu aos profissionais de saúde, que se empenharam na campanha de vacinação, e a população que se envolveu e facilitou todo o processo. Conseguimos a cobertura desejada! Vacinamos mais de 90% da população Guarabirense, resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso com a população. Utilizamos várias estratégias e conseguimos em tempo recorde (10 dias) de intensificação de vacina nas comunidades mais distantes, casa a casa, áreas descobertas, reverter o quadro negativo e atingir a cobertura ideal", comemorou o gestor.

"A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde", pontuou Harlanne Herculane - secretária de saúde - ao agradecer a todas as equipes envolvidas. Segundo Harlanne, o envolvimento das coordenações de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, simultaneamente, ou seja, apoiadores epidemiológicos, gerentes distritais, enfermeiros, técnicos em enfermagem (vacinadores) e Agentes Comunitários de Saúde, fez toda a diferença.

Proteção garantida

As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.

A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas todos os anos, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.