FIAN 2023: Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira

Publicado em 16/02/2023 às 06:33

A edição 2023 do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif –, que acontecerá a partir da última semana de maio em Guarabira, estará integrada às atividades do Ano Cultural do Pavão Misterioso, uma programação da Prefeitura Municipal de Guarabira que marca o centenário do “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria do guarabirense José Camelo de Melo Rezende. A obra, considerada um dos mais importantes folhetos da literatura de cordel, está completando 100 anos do seu lançamento.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nesta quarta-feira (15), lançou oficialmente o regulamento de inscrições para artistas visuais na modalidade Naif, sejam eles de qualquer estado do Brasil e também de outros países. O regulamento já está disponível no site da prefeitura.

“É indiscutível a importância literária desse folheto de cordel que ganhou o mundo, sendo levado para feiras livres, palcos e mesmo para TV, se configurando como um dos mais importantes romances da literatura popular brasileira”, diz o texto da Secretaria de Cultura, no regulamento de inscrições.

“Além da importância estética e histórica dessa obra, a homenagem se justifica pelas conexões entre a arte naif e a literatura de cordel. Ambas se apresentam com o propósito de transformar, renovando o fazer artístico nacional, além de realçarem a nossa tão diversa e peculiar brasilidade.”

A seleção das obras, que integrarão a quinta edição do FIAN, será pautada pelos critérios da originalidade, pela qualidade plástica, pela condição de ser autoexplicativa e por vinculação à estética naif. Neste sentido, a organização do evento está sugerindo, aos artistas que queiram se inscrever, um olhar muito especial em direção ao universo da literatura de cordel e, em especial, à obra de José Camelo de Melo Rezende, autor do Pavão Misterioso.

O Fian 2023 acontecerá no período de 25 de maio a 30 de dezembro de 2023. Em Guarabira, a exposição ficará aberta no Casarão da Cultura, até 30 de junho. Em seguida, terá uma circulação intermunicipal por outros municípios da Paraíba – a exemplo de Monteiro, Sousa, Campina Grande e João Pessoa. “Esse itinerário pela Paraíba é uma novidade na edição deste ano, e acontecerá em virtude do centenário do Pavão Misterioso, já que Guarabira estará fazendo uma grande homenagem ao autor do cordel com diversas atividades ao longo do ano, começando no próximo dia 20 de abril”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira.

As inscrições têm início a partir dessa quarta-feira (15 de fevereiro), e se encerrarão no dia 18 de março. Para a inscrição, confira o regulamento a partir do site da Prefeitura Municipal de Guarabira, a qual estará direcionando para o formulário de inscrição na página específica do Fian: https://guarabira.pb.gov.br/publicacoes/fian-2023/pub5599-fian-2023