Guarabira dá início às comemorações do centenário de publicação do Romance do Pavão Misterioso.

Publicado em 28/04/2023 às 10:08

Na noite desta quinta (27) a Prefeitura de Guarabira, através da Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, deram início oficialmente às atividades em comemoração ao centenário de publicação do Romance do Pavão Misterioso. A abertura aconteceu no Teatro Geraldo Alverga e Galeria de Artes Antônio Sobreira, com vasta programação. A obra é considerada a mais importante da literatura de cordel e foi criada pelo guarabirense José Camelo de Melo Rezende, em 1923.

A programação seguirá ao longo do ano com diversas outras ações alusivas à obra, que leva o nome de Guarabira para o mundo.

Imagens podem ser conferidas acessando esse link

O evento desta quinta contou com a interpretação da cantora Maria Almeida, acompanhada pelo pianista Rogério Wilker,  apresentando o hino do Pavão Misterioso, com a famosa música do cantor Ednardo. Na recepção ao público estava se apresentando o artista Adriano do Sax.

A noite ainda teve a apresentação cênica com o ator Bejamin Carlos com a peça "O Mistério do Pavão"; homenagens a poetas e cordelistas com a entrega do Troféu Pavão Misterioso; e a participação especial do grande poeta Chico Pedrosa. Entre os artistas que receberam o troféu estavam Clóvis Júnior, Márcio Bizerril, Vicente Barbosa, Paulo Gracino, Gilberto Baraúna, Chico Mulungu, João Pedro, Valéria Barreto, Arthur Silva, Severino Gabriel de Oliveira (Biu Folheteiro), Elias dos Santos, Antônio Costa, Marco di Aurélio, Silvinha França, Ana Ferraz (Editora Coqueiro), Padre Emiliano Camilo em nome da Academia Guarabirense de Letras, além do próprio Chico Pedrosa.

Além disso, na galeria também foi aberta a exposição "O Pavão na Parede", com obras de 23 artistas guarabirenses, com homenagem especial ao artista Clóvis Júnior.

Também foi sancionada a Lei Municipal que considera o ano de 2023 como comemorativo ao centenário do cordel.