Marcus Diogo recepciona prefeitos no lançamento do Raízes do Brejo 2023

por CODECOM Publicado em 15/09/2023 às 06:54

A programação da 5ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo foi lançada, nesta quinta-feira (14). A solenidade aconteceu na cidade de Guarabira, no Santuário Memorial Frei Damião, às 17h. O Evento tem a proposta de promover a cultura popular e valorizar a identidade do “Destino Brejo”. A edição deste ano vai contar com a participação de nove cidades: Duas Estradas, Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, recepcionou todos os convidados e enalteceu a importância de investir no turismo. "Em Guarabira investimos na cultura e no turismo pois entendemos que é um seguimento que estima memórias, histórias, entretenimento e renda. Lutamos para integrar a Rota Cultural Raiz do Brejo justamente para reforçar a importância de mostrar nossos talentos e valores locais e estimular mais pessoas nesse setor", explicou o gestor.

Jornalistas e Influenciadores digitais, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), participaram da solenidade de lançamento e conferiram toda a programação, além de conhecerem a história e a beleza da paisagem que compõem o Memorial Frei Damião.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou que o Brejo paraibano é a segunda região turística mais bem visitada, perdendo apenas para o Litoral. “Eventos como o Caminhos do Frio e Raízes do Brejo dão visibilidade aos produtos turísticos e evidenciam ainda mais a cultura regional”, comenta.

Os municípios que fazem parte do Raízes do Brejo também compõem o Fórum de Turismo do Brejo paraibano. “Reunimos gestores, empresários e a classe artística para formatar mais um roteiro. Diferente do Caminhos do Frio, que acontece durante toda a semana, o Raízes do Brejo será nas sextas, sábados e domingos. Teremos apresentações musicais, artesanato, gastronomia, teatro, dança e valorização dos atrativos turísticos. Nosso objetivo é promover ainda mais o destino pela proximidade entre as cidades e pelas características históricas que se entrelaçam”, destaca o presidente do Fórum de Turismo, Jaime Sousa.

A programação será aberta dia 6 de outubro, na cidade de Duas Estradas, e segue até dezembro, encerrando em Pilõezinhos.

Para Rosália Lucas, secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o evento atrai visitantes de diversas regiões do país, especialmente do próprio estado. Isso gera renda e oportunidades para os empreendedores locais. “O Raízes do Brejo fortalece a identidade regional e estimula a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da região”, pontua.

Confira as datas e as cidades participantes:

Duas Estradas - 6 a 8 de outubro

Belém - 13 a 15 de outubro