“Missa do Presépio” reúne fiéis e marca início das comemorações natalinas da cidade

Publicado em 11/12/2022 às 08:42

Na noite deste sábado (10/12) o prefeito Marcus Diôgo participou da tradicional “Missa do Presépio” que marca o início das festividades natalinas do Município de Guarabira.

A celebração, presidida pelo Pároco da Catedral, Pe. Kléber Rodrigues, aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Luz e contou com um grande número de fiéis.

Participaram também do ato religioso, o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, a primeira-dama Verônica Diôgo, a Deputada Estadual Camila Toscano, secretários municipais, coordenadores e colaboradores da gestão além dos membros do Poder Legislativo que também se fizeram presentes.

O presépio foi idealizado por São Francisco, em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.