A Prefeitura de Guarabira, através de sua Ouvidoria Geral
realizou, em média, 480 atendimentos de janeiro a abril de 2022. O número
inclui denúncias, reclamações, sugestões e solicitações.
Estão entre as principais queixas a poda de árvores; reposição
de lâmpadas; fiscalização da Vigilância Sanitária; notificação para limpeza de
terreno; manutenção em via ou área pública; orientação ou informação; falta ou
demora no atendimento.
De acordo com o órgão, a queixa é recolhida e é avaliada por uma
equipe. “A demanda é encaminhada para a secretaria responsável. Caso o assunto
seja uma sugestão, uma análise é realizada pela a Ouvidoria e em seguida, a
área responsável pelo assunto é contatada. O intuito é verificar as
possibilidades de colocar a sugestão em prática. Em caso de reclamações ou
orientações, a Ouvidoria, juntamente com a secretaria mencionada, precisa
oferecer uma solução ao usuário. Também deve informar ao mesmo o motivo pelo
qual não será possível atendê-lo. Na denúncia, é verificada a existência de
pequenos elementos que possam indicar a suspeita de um uso irregular ou conduta
indevida de um agente público. Caso haja comprovação, o levantamento é levado
ao setor jurídico do município”, explica o Ouvidor Geral do Município, Douglas
Nóbrega.
Vale salientar que o único canal de contato OFICIAL da população
e o Governo é através de sua Ouvidoria e está localizada no edifício-sede
da Prefeitura, na Rua Sólon de Lucena, 26, no Centro de Guarabira.
Presencialmente, o atendimento acontece das 8 às 14 horas.
O usuário também pode acionar o órgão pelos telefones
3271-1946/3271-1246 (WhatsApp), no mesmo horário (das 8 às 14 horas).
O cidadão também pode utilizar o “Guarabira Digital”
(guarabira.pb.gov.br/ouvidoria) e o e-mail (ouvidoria@guarabira.pb.gov.br),
além do instagram (@ouvidoriagba).