Notícia

'Participa +’: população da zona rural define prioridades em plenária da Prefeitura de Guarabira

Publicado em 23/07/2025 às 18:11 364 Visualizações

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Planejamento, realizou nesta terça-feira (23) mais uma plenária do programa ‘Participa +’, ouvindo desta vez os moradores da zona rural da cidade sobre as prioridades de investimentos do governo municipal para o próximo ano. A gestão já havia realizado as plenárias digitais quando a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a plenária com a zona urbana dentro da ‘Conferência da Cidade’, esta última retomada após quase 10 anos. As ações têm o objetivo de democratizar as decisões sobre o planejamento e aplicação dos recursos públicos, envolvendo a população na escolha de obras e serviços que serão realizados pela Prefeitura no próximo ano. 

A plenária do ‘Participa +’ aconteceu de forma presencial no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com as presenças da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, dos secretários Dayvid Carneiro (Planejamento), Marcelo Bandeira (Agricultura), Tiago Justino (Educação), Daisy Campos (Saúde), Verônica Macedo (Assistência Social), Clemilson França (Cultura e Turismo), Rodolfo Araújo (Infraestrutura), Adelmo Delfino (Meio Ambiente), João Rafael (Indústria e Comércio), Matheus Sena (SEMOB), Levi Ramos (Comunicação), Douglas Nóbrega (Gabinete), Euzelma Belarmino (Mulher), dos vereadores, colaboradores da gestão e moradores da zona rural.


A prefeita Léa Toscano destacou a importância de ouvir a população e de garantir uma proximidade maior da gestão com os guarabirenses. “É fundamental essa escuta para que o governo trabalhe em prol dos interesses da população, das ações que eles mais necessitam. Estamos no início da gestão e teremos muito tempo para cumprir muitas das demandas solicitadas. Muitas ações na zona rural já estão sendo desenvolvidas como a creche do sítio Carrasco que será reaberta, o ginásio do Distrito de Cachoeira dos Guedes sendo reformado e UBSs que serão reformadas. Vamos garantir sempre o melhor para o nosso povo”, afirmou.

O secretário de Planejamento, Dayvid Carneiro, destacou que no próximo ano as plenárias com os moradores da zona rural serão realizadas nas próprias comunidades. E que as propostas apresentadas na plenária desse ano serão aprimoradas para serem inseridas pela gestão municipal no orçamento  e nas metas de gestão para 2026.

O secretário de Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, relatou aos presentes uma série de ações já realizadas esse ano pela gestão para os moradores da zona rural do município, como corte de terra com mais 1.900 horas atendidas para mais de 600 famílias, recuperação das estradas rurais e instalações de bueiros em áreas de difícil acesso.

Prioridades – Entre as demandas apresentadas pelos moradores da zona rural, destacam-se melhorias nas estradas, perfuração de poços, instalação de cisternas, serviços de saúde, apoio técnico para corte de terra, passagens molhadas e calçamentos.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.