Prefeito Zenóbio participa das homenagens dos 90 Anos do Romance do “Pavão Misterioso”

Publicado em 08/03/2013 às 08:50

[caption id="attachment_1168" align="alignleft" width="270"]Sessão solene aconteceu na Câmara Municipal de Guarabira Sessão solene aconteceu na Câmara Municipal de Guarabira[/caption]

A Câmara Municipal de Guarabira realizou na tarde desta quinta-feira (7/03) uma sessão solene para homenagear os 90 Anos do Romance do “Pavão Misterioso”, obra do cordelista guarabirense, José Camelo de Melo, que nasceu em Pilõezinhos quando ainda a localidade pertencia ao município de Guarabira. O prefeito Zenóbio Toscano participou do evento. A propositura da solenidade foi do vereador-presidente da Casa de Osório de Aquino, Lucas Porpino, por entendimento com os professores Vicente Barbosa e José Paulo – percussores da ideia. O professor Vicente Barbosa fez o uso da Tribuna da Câmara, na qual agradeceu ao presidente Lucas, bem como a presença maciça das pessoas que lotaram a galeria da Casa, em sua maioria jovens estudantes. Ele fez a apresentação da obra e falou que talvez ninguém na cidade de Guarabira tivesse o conhecimento do tamanho da dimensão do que significa o Romance do Pavão Misterioso. Ele disse que acredita que o prefeito Zenóbio dará uma atenção a tocante projeto, por ter a certeza, segundo Barbosa, do entusiasta que é o atual prefeito quando se trata da Cultura guarabirense. “A obra de José Camelo tem que ser divulga,  e peço o apoio da imprensa, dos demais órgãos e entidades da Cultura e Educação”, destacou Em seguida o professor José Paulo retratou a história de José Camelo de Melo através de um retroprojetor de imagens. Ele disse que uma revista americana destacou a importância do Romance do Pavão Misterioso por meio de um documentário. E ressaltou que o cordelista José Alves Sobrinho foi o maior estudioso do Cordel, já, segundo o orador, José Camelo de Melo foi “o poeta do romance da história”. A maioria dos vereadores, tanto de oposição, quanto de situação participaram da sessão solene. Os secretários André Filho (Cultura e Turismo), Raimundo Macedo (Educação) e Humberto Santos (Esporte e Lazer) se fizeram presentes na Câmara. O prefeito Zenóbio durante a sua participação no programa semanal de rádio – “Conversa com o Prefeito”, na Constelação FM, destacou a Cultura local, quando anunciou a reabertura do museu municipal, e reafirmou da reforma e ampliação do teatro Geraldo Alverga, dentre outros assuntos pertinentes.