A Prefeitura de Guarabira, através de
sua Secretaria de Administração informa que nos últimos dias viu crescer a
demanda de reclamações de servidores quanto a inconsistências de informações
das agências bancárias fazendo com que servidores públicos não tenham sucesso
no saque do benefício PASEP.
Diante da problemática, a Secretaria
de Administração informa que, de acordo com o Ministério do Trabalho o fato se
deu pela mudança na identificação do servidor e que vem disponibilizando desde
a última segunda-feira (14/2) um atendimento exclusivo para ver as demandas dos
servidores, consultar e regularizar informações e tirar dúvidas.
De acordo com a Secretaria, a Dataprev
anunciou no último sábado (19/2) que vai reprocessar os dados que serviram de
base para o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP em 2022, depois que muitos
beneficiários reclamaram ter direito e não estar na lista dos que vão receber
este ano. Ainda de acordo com informações do Ministério do Trabalho, as pessoas
que não receberam o benefício no início de janeiro ou fevereiro devem aguardar
até a normalização dos dados para realizar a consulta através da Caixa
Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Têm direito ao benefício, o servidor
quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2020, recebeu uma média de até 2 salários
mínimos por mês e está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Pelos canais
do Ministério do Trabalho e Previdência, todos os trabalhadores já podem
realizar consultas sobre o Abono Salarial, assim como, esclarecer dúvidas
relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador.
O contato com a Secretaria de
Administração é de segunda à sexta, das 8h às 14h, presencialmente, por telefone
(3271-1946) ou por e-mail: administracao@guarabira.pb.gov.br.