Objetivo da iniciativa é facilitar a vida do cidadão ao disponibilizar todas as formas de interação com o governo municipal num único endereço eletrônico, que será acessado através de um único login (usuário e senha).
A Prefeitura de Guarabira aderiu ao
Módulo de Acesso à Informação do Sistema FalaBR, que integra as
funções de sistema de ouvidoria e acesso à informação em um só local. Outro
grande destaque da adesão é permitir que o usuário utilize o login único do
Governo Federal para ter acesso ao sistema.
Através de seu CPF, o cidadão terá
acesso há mais de 820 serviços públicos federais, estaduais e municipais. Mais
de 60 milhões de pessoas – um quarto da população brasileira – já têm cadastro
no login único.
A Ouvidoria do Município, colocou em
operação nesta quarta-feira, dia 19 de maio, o FalaBR, a plataforma
integrada nacional de ouvidoria e acesso à informação, que reúne numa única
página na Internet o melhor dos dois maiores sistemas governamentais de
ouvidoria e de acesso à informação do Brasil.
No primeiro momento, a Prefeitura
está disponibilizando apenas o sistema de ouvidoria na nossa plataforma, em
breve estará disponível a plataforma integrada do acesso à informação (SIC).
O objetivo da iniciativa é facilitar
a vida do cidadão, que poderá encontrar, em um único local, todas as formas de
interação, além de no âmbito municipal ter acesso a manifestações de ouvidoria
(FalaBr) e a pedidos de acesso à informação (LAI).
Acesse: https://falabr.cgu.gov.br/publico/PB/guarabira/Manifestacao/RegistrarManifestacao
O sistema FalaBR abre caminho para
novas funcionalidades que facilitarão a vida dos cidadãos e dos gestores em
todos os níveis de governo, tais como melhorias no tratamento de manifestações,
cadastros de usuários mais modernos e interfaces mais amigáveis.
O sistema foi desenvolvido pela CGU
para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa
dos Usuários de Serviços Públicos.
Principais novidades
O FalaBR tem uma interface amigável,
intuitiva e de fácil acesso aos usuários que desejem usar o serviço. A
plataforma também tem design responsivo, ou seja, se adapta a qualquer
dispositivo em que seja visualizada.
Transição
A ouvidoria da Prefeitura de Guarabira
informa que os pedidos de acesso à informação ainda em aberto realizados no
sistema anterior serão respondidos dentro dos prazos já estabelecidos. As
respostas serão enviadas diretamente para o e-mail cadastrado ou entregues
pessoalmente ao cidadão solicitante. A equipe ainda enviará e-mail explicando
sobre a utilização do novo sistema, solicitando que para os próximos pedidos o
cidadão utilize o sistema FalaBR.
Em caso de recurso para solicitações
de acesso à informação durante a transição, o cidadão deverá informar a
ouvidoria do município, por qualquer canal (telefone, presencial, e-mail,
falabr, etc.), que providenciará recadastramento da solicitação no novo sistema
(FalaBR), garantindo assim máxima transparência e atenção as demandas em
tratamento.