SAÚDE: Guarabira realiza neste sábado (6) Dia D de Multivacinação e contra Influenza e Covid-19

Publicado em 06/05/2023 às 10:15

A Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 6 de maio, mais um Dia D de vacinação, tendo em vista a atualização do calendário para as coberturas vacinais e o fácil acesso dos imunizantes à população. Estarão disponíveis as vacinas contra Influenza, contra Covid-19 (monovalente e bivalente) e todas as doses (multivacinação) do calendário de rotinas.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Imunização, a mobilização acontece das 8h às 16h em todas a Unidades Básicas de Saúde da zona urbana; ou seja, nas UBS: Mutirão, Bairro Novo I, Bairro Novo II, Cordeiro, Santa Terezinha, Rosário, Assis Chateaubriand, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Nações, Juá, Alto da Boa Vista, São José, Clovis Bezerra e Primavera.

Quem pode se vacinar contra a influenza são as pessoas dos seguintes grupos prioritários: idosos 60+; trabalhadores de saúde; crianças de 06 meses a 05 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérpera, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras comorbidades, motoristas de transporte rodoviário e urbano, caminhoneiros, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade.

Já contra a Covid, a vacina está disponível para pessoas de 6 meses de idade e mais (1ª e 2ª dose monovalente), 1º reforço (3ª dose monovalente) para o público 3 anos e mais, 2º reforço (4ª dose monovalente) para pessoas 30+ e, por fim, o reforço bivalente para o público 18+

A SMS ressalta que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).