SAÚDE: Vigilância Ambiental divulga levantamento de índice rápido do aedes aegypt relativo ao mês de abril

Publicado em 08/05/2023 às 12:45

A Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Saúde/Coordenação de Vigilância Ambiental, divulgou nesta segunda-feira, 8 de maio, o resultado atualizado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti).

De acordo com o coordenador Antônio Sivaldo, o levantamento foi realizado pelos ACEs (Agentes de Combate às Endemias) no período de 10 a 14 de abril de 2023. Sendo programados três estratos em todas as localidades urbanas do município. Desta feita, foram realizadas 2.493 inspeções em imóveis, dos quais foram encontrados 08 focos em 07 destes, dando um índice de infestação predial do Aedes Aegypti, de 0,5%.

Para Sivaldo, se comparado com último LIRAa, que foi realizado no mês de janeiro de 2023 e o seu resultado foi 0,3% houve um aumento de 2 décimos e, segundo ele, isso sinaliza que poderá ter aumento nos casos de arboviroses no município. Em razão disto, orienta a população que redobre os cuidados no combate contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Vale destacar que, para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices inferiores a 1% são satisfatórios, os índices entre 1 e 3,9% indicam situação de alerta, e os resultados acima de 5%, representam risco de surto.