Saúde: CER III realiza Semana da Inclusão com atividades voltadas para pacientes, pais e responsáveis

Publicado em 25/09/2023 às 12:11

Com o tema “Incluir é amar e aprender”, a Prefeitura de Guarabira através da sua Secretaria de Saúde realizou, de 18 a 22/9, no CER III (Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino, a Semana da Inclusão, em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. Sendo organizada pela diretora do Serviço, a enfermeira Fernanda Macedo e a sua equipe.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado oficialmente em 21/9, mas a ação se encerrou, com chave de ouro, na sexta-feira, dia 22/9, contando com uma vasta programação direcionada aos pacientes, pais e responsáveis. Entre as atividades realizou-se, palestras, brincadeiras lúdicas, oficinas (confecção de cupcakes, pintura temática, sessão de cineminha) – durante manhã e tarde – envolvendo toda a equipe multidisciplinar e apoiadores da repartição.

A secretária de Saúde Harlanne Herculano participou da atividade no Dia D, ao lado da coordenadora da MAC Aniele Bandeira, da diretora administrativa da SMS Jack Fernandes e do coordenador interino da APS Eduardo Guimarães.

Para Fernanda Macedo, a participação da família é de grande importância neste contexto, haja visto a necessidade da família entender o seu papel em todo o processo de reabilitação do paciente com deficiência, bem como, direitos e deveres.

Dentro dessa conjuntura e atendendo os objetivos propostos, o evento contou com participação do diretor do SINE em Guarabira, Edmundo Ribeiro de Lucena – que ministrou uma palestra, a qual teve a finalidade de informar sobre o mercado de trabalho, as vagas que existem nas empresas para PCD e também manter uma parceria para facilitar o cadastramento destes. E da assistente social do INSS/Guarabira – que informou sobre direitos e benefícios, orientando como fazê-los junto ao INSS. Eduardo Guimarães também ministrou uma minipalestra de motivação, para o público presente, que teve como temática “Emoções em favor da vida”.