Saúde de Guarabira realiza microplanejamento e se prepara para o Movimento Nacional pela Vacinação

Publicado em 25/09/2023 às 10:56

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, por meio da sua Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou na quinta-feira, 21/9, uma reunião para o microplanejamento das ações de vacinação de alta qualidade no município; uma preparação para o Movimento Nacional pela Vacinação, que irá acontecer de 30/9 a 14/10, com Dia D marcado para 7/10.

A atividade que foi dividida nos dois turnos, manhã e tarde, foi direcionada aos enfermeiros e técnicos de enfermagens (vacinadores) das UBS do município. E contou com a presença das gerentes da Atenção Primária à Saúde dos quatro distritos. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Elicácia Cunha e a sua equipe atuaram como agentes multiplicadores do respectivo microplanejamento.

A secretária de Saúde Harlanne Herculano e o coordenador interino da APS Eduardo Guimarães participaram da abertura do encontro, que aconteceu no auditório da SMS.

O processo de microplanejamento (MP), de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com os municípios, tem como objetivo as atividades de vacinação de alta qualidade (AVAQ) para o resgate das altas coberturas vacinais dos programas de rotinas e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.

Lançado pelo Ministério da Saúde, em 27/2, o Movimento Nacional pela Vacinação tem foco prioritário na retomada das altas coberturas vacinais no Brasil. A mobilização inclui a vacinação contra a Covid-19 e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. E tem como uma das prioridades, fortalecer o SUS e a cultura da vacinação no país.