SAÚDE: Guarabira inicia Campanha Novembro Azul com foco na saúde do homem

Publicado em 01/11/2023 às 09:35

Com a temática ‘Um toque para a vida’, a Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Saúde inicia a Campanha Novembro Azul; mês de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Uma ampla programação foi preparada com ações coletivas que serão realizadas durante todo o mês nas unidades de saúde do município, voltadas ao público masculino; dentre estas estão, palestras de orientação sobre o tema, requisição de exame de toque retal e de PSA (Antígeno Prostático Específico), testes rápidos, aferições de pressão arterial e de glicemia, auriculoterapia e vacinação. A abertura oficial da campanha será realizada no próximo dia 7 de novembro, nos turnos manhã e tarde, na Policlínica Augusto de Almeida, no bairro Novo.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado em 2003 para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética. Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal nas células da próstata, resultando no crescimento anormal e incontrolável, ação que leva a formação de tumores malignos.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Durante as consultas para diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, podem ser solicitados vários exames. Os mais habituais são a Análise ao PSA e o Toque Retal. Depois, se for necessário aprofundar a avaliação ou averiguar suspeitas de doença podem ser pedidos outros testes conforme as suas necessidades. Se há na família alguém que tenha tido câncer de próstata, o homem deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, pode começar aos 50 anos.

Como forma de prevenção, recomenda-se ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.