Notícia

SAÚDE: Guarabira recebe carreta ‘Roda Hans’ para diagnóstico de casos de Hanseníase

Publicado em 19/10/2023 às 16:39

 Guarabira vai receber na próxima segunda-feira, 23/10, a Carreta da Saúde ‘Roda Hans’, com atendimento gratuito para diagnóstico de casos de hanseníase.  Uma ação da Prefeitura de Guarabira através da Secretaria Municipal de Saúde, O programa faz parte do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que além de identificar casos da doença, capacita profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico dos pacientes. 

A carreta ficará estacionada para atendimento em frente à sede da Secretaria de Saúde, localizada à Avenida Sabiniano Maia (Praça Novo Milênio), bairro Novo. No horário das 8h às 16h, até o próximo dia 27/10.

Antes, no dia 23, a equipe de especialistas Roda Hans irá ministrar uma capacitação sobre manejo clinico da hanseníase, direcionada aos profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde. O curso será realizado nos turnos manhã e tarde, no Teatro Municipal Geraldo Alverga Cabral.

A coordenadora da Média e Alta Complexidade da SMS Guarabira, a enfermeira Aniele Bandeira falou da importância da vinda deste serviço móvel de saúde ao município, segundo ela, reforça ainda mais, os cuidados que o município já tem em relação a doença, como conscientização e diagnóstico precoce dos casos. “A vinda do caminhão da hanseníase, nos reforça a conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, principais sinais e sintomas, mecanismo de transmissão, além de ofertar o atendimento ao cidadão, visando garantir o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. Além de capacitar nossos profissionais de saúde da atenção primária no manejo clinico da doença”, ressaltou. 

O projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase, foi desenvolvido desde 2018, para servir de instrumento promotor da saúde pública em diferentes lugares e contextos sociais, culturais e epidemiológicos da doença.

Sintomas de hanseníase – Pequenas manchas com despigmentação, pele insensível que não transpira, formigamento e caroços no corpo são sintomas da doença, que ocorre após a incubação da bactéria mycobacterium leprae (hanseníase). 

 


Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.