Zenóbio solicita UFPB para Guarabira e oferece prédio do município para instalação de Campus

Publicado em 28/03/2017 às 13:44

Senador Cássio Cunha Lima e a deputada Camila Toscano acompanharam o prefeito e reforçaram o pleito Em audiência mantida com a reitora da UFPB Margareth Diniz, em João Pessoa, nessa segunda-feira (20/2), o prefeito Zenóbio Toscano voltou a solicitar a instalação de um campus universitário federal para Guarabira e, em contrapartida disponibilizaria, o município, um equipamento estruturado, sendo o prédio do CAIC, para a implantação da referida unidade de ensino superior. O gestor esteve acompanhado do vice-presidente do senado federal Cássio Cunha Lima e da deputada estadual Camila Toscano, os quais exerceram o importante papel de reforçar o projeto de expansão da UFPB na ‘Rainha do Brejo’ paraibano e, ainda se disponibilizaram a se responsabilizar pelos encaminhamentos dos referidos pleitos. Após a reunião, o prefeito Zenóbio se mostrou com fé na efetivação do projeto de ter um campus universitário federal que atenda os 23 municípios, formado por Guarabira e região e diz contar em Brasília com os reforços do senador Cássio e do deputado Pedro Cunha Lima. - Acredito no Campus da UFPB em Guarabira, na área da saúde e o primeiro curso poderá ser biomedicina. Passaremos o CAIC totalmente recuperado; se necessário com cessão pessoal de apoio e até equipamentos. Cássio e Pedro Cunha Lima lutarão junto aos ministérios da Educação, Planejamento e Orçamento pela liberação dos recursos – disse o prefeito. O encontro ocorreu na sede da reitoria e dentre os assuntos em pauta, a ideia da abertura, em Guarabira, de cursos na área de saúde pela universidade, foi vista com carinho pela reitora Margareth. Durante a audiência Zenóbio destacou que, a criação dos cursos é importante para o atendimento de uma demanda crescente. - Transportamos 900 estudantes por dia para assistirem aula em instituições localizadas fora da cidade, principalmente para os campi da UFPB – lembrou o gestor municipal. Zenóbio, Cássio e Camila ainda foram convidados por Margareth Dias para participarem da reunião, naquela reitoria, que discutiu sobre a retomada das obras do Memorial Sivuca no campus I, que entre as dezenas de convidados, contou com a presença de Glória Gadelha, viúva do homenageado. Em seguida, eles, se dirigiram até a reitoria do IFPB, onde foram recebidos pelo reitor Cícero Nicácio e solicitaram daquela instituição, para o campus de Guarabira, a implantação do curso de Engenharia Civil e a instalação de um restaurante no interior da unidade. Pedidos vistos com atenção pelo reitor e que serão analisados pela instituição.