ATUALIZAÇÃO: Vigilância Ambiental de Guarabira divulga levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti

Publicado em 18/07/2022 às 09:39

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, por meio da sua Coordenação de Vigilância Ambiental, divulgou nesta segunda-feira, 18/7, o resultado atualizado do segundo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti).

De acordo com o coordenador Antônio Sivaldo, o levantamento foi realizado pelos ACEs (Agentes de Combate às Endemias) no período de 04 a 08 do mês de julho. Sendo programados três estratos em todas as localidades urbanas do município. Foram realizadas 1.340 inspeções em imóveis, dos 31.681 trabalhados no controle do Aedes Aegypti, na sua maior totalidade residências, as quais 11 foram positivadas com a presença de larvas do mosquito Aedes, comprovadas por técnicos do laboratório entomológico da 2ª Gerência Regional de Saúde. E o índice de infestação predial do município foi de 0,8%, classificando em baixo risco de epidemia de arboviroses.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices inferiores a 1% são satisfatórios, os índices entre 1 e 3,9% indicam situação de alerta, e os resultados acima de 5%, representam risco de surto.

“Com isso, reforçamos todas as medidas de precaução contra a proliferação do Aedes Aegypti, visando sua redução. Diminuindo assim as incidências de casos de arboviroses em nosso município”, destacou Sival.