Censo 2022: receba os recenseadores do IBGE em sua casa

Publicado em 04/12/2022 às 15:46

Com a proximidade do prazo final para a coleta de dados do Censo 2022, a Prefeitura de Guarabira, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz apelo para que a população colabore com os recenseadores para o levantamento de informações.

A prefeitura explica sobre a importância de recepcionar bem o recenseador em sua casa, reforçando que as informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Os recenseadores estarão indo de casa em casa para entrevistar os moradores e em caso de recusa no primeiro contato, a orientação dada é que o agente retorne ao domicílio em outro momento. Em caso de necessidade, poderá ocorrer até mesmo uma terceira tentativa.

De modo geral, são requeridos dados relacionados às características gerais dos domicílios e seus moradores, tais como: estado civil, identificação étnico-racial, religião, escolaridade, dados relacionados ao trabalho e renda, estado de saúde, entre outras informações.

É requisitado a população que colabore com o trabalho dos recenseadores a fim de que tenhamos uma ampla cobertura dos dados, o que possibilitará a administração municipal chegar a um diagnóstico que represente a realidade de nosso município.

A necessidade de apurar com o máximo de precisão os dados de acordo com a realidade de cada município, coloca a população em risco para campanhas de vacinação, distribuição de transferência da União para estados e municípios com impacto significativo nos orçamentos, transferência de recursos para a administração de programas sociais e a identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos.

Os dados coletados são sigilosos e os recenseadores estarão identificados com colete, crachá, boné, tablet ou smartphones, mas se o munícipe quiser confirmar a sua identificação, pode ligar para o número 0800-721-8181.

Cabe salientar que aqueles que possuem receios sobre receber o recenseador poderão contar com apoio de familiares ou vizinhos de confiança para que estejam ao lado do morador a qualquer momento, auxiliando na resposta aos questionamentos.

Como reconhecer o recenseador

Os entrevistadores do IBGE sempre estão identificados por crachá com nome e matrícula. A identidade dos profissionais pode ser verificada por meio da Central de Atendimento do IBGE, no telefone 0800.721.8181, ou de um formulário no site do instituto.

O crachá tem um QR Code e a pessoa pode usar a câmera do celular para confirmar a identificação do profissional. O IBGE trabalha com dois questionários. É a mesma pesquisa, mas dois tipos de questionários. O básico, que é aplicado a 90% da população, e o amostral, que é um pouco maior, aplicado a cerca de 10% da população.

O IBGE ressalta que, durante a entrevista do Censo, não são solicitados dados bancários das pessoas. "O IBGE não pede informações como código do WhatsApp, cartão de crédito, número da conta, saldo bancário. Nem pede para a pessoa assinar nada", alerta.

Contate a agência do IBGE caso ainda não tenha informado os dados

Os recenseadores estão realizando visitas casa a casa com perguntas breves e que são de suma importância para o nosso município. A recusa da população em responder o questionário pode ocasionar a queda de recursos para a nossa cidade, o que impacta em todos os setores. Caso não tenha recebido a visita do recenseador vá até a agência do IBGE em Guarabira (ao lado da Prefeitura) e faça voluntariamente sua pesquisa.