Chefs relatam cases de sucesso no Festival "Sabores da Serra"

por Heranir Oliveira Publicado em 08/05/2023 às 08:29

Eles adquiriram fama e credibilidade nos negócios de gastronomia que administram. Mais de 20 chefs, entre gente da terra e de outros estados, fizeram do Terceiro Festival "Sabores da Serra" realizado em Guarabira, promovido pelo IFPB em parceria com a Prefeitura de Guarabira, Sebrae, Produtos Bom Todo e parceiros. Um espaço para compartilhar histórias de sucesso e oferecer insights valiosos sobre estratégias de negócios que deram certo.

No sábado (06) durante uma oficina no Campus Guarabira do IFPB, os irmãos Matheus e Vincy Oliveira, donos de uma hamburgueria em Campina Grande, falaram dos desafios que enfrentaram e das estratégias tomadas para atrair clientes. “Iniciamos o negócio de forma modesta, na casa dos pais, com uma churrasqueira. Tivemos que aprender sobre pães, carne, hoje usamos uma chapa, delegamos tarefas e nos capacitamos” disse Vincy.

Irmãos empresários hamb..jpg

No auditório do Sebrae Guarabira, os chefs Houston Pina, Thaylla Brito, e o casal Jucibelen e Jorge Rodrigues participaram de uma mesa redonda sobre as tendências em gastronomia e os métodos de gestão.  O evento contou ainda com a participação da reitora do IFPB, Mary Roberta.
Sebrae -reitora.jpg

Os irmãos vendem atualmente por mês em torno de 6 mil hamburgueres, montaram estratégias de marketing para impulsionar a marca da empresa, diversificaram os produtos e fidelizaram os clientes. A oficina atraiu muitos estudantes de gastronomia que acompanharam o processo de produção de um hambúrguer em tempo real, desde a escolha dos ingredientes até a montagem do produto. Ao final foi oferecida uma degustação.

“Foi uma experiência importante mostrar para os alunos como é gerir uma hamburgueria. O conselho para quem está iniciando um negócio é ser insistente, no começo é sempre difícil, mas sempre procurar oferecer um produto de qualidade, com preço justo e aí se consegue vencer” disse Matheus.

sebrae 2.jpg

Os profissionais foram unânimes em dizer que “não há fórmula para o sucesso”, é preciso ter planejamento, capacitação, observar o mercado e se destacar da concorrência, oferecendo algo inovador.

A chef Thaylla enalteceu a realização do Festival Sabores da Serra. “A gente participa de vários festivais fora da Paraíba, mas agora temos a oportunidade de estar aqui em Guarabira para contribuir para o nosso desenvolvimento”.

*Texto: Heranir Oliveira