Desenvolvimento Agropecuário e Pesca de Guarabira divulga relação de inscritos para o Garantia Safra

Publicado em 22/07/2022 às 09:38

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Pesca, divulgou informações a respeito dos cadastramentos feitos para o Garantia Safra, programa do Governo Federal que garante condições mínimas de sobrevivência aos agricultores que tiveram perdas significativas na colheita em razão das estiagens ou excesso hídrico.

De acordo com o técnico agropecuário Adelson Cardoso (foto), foram realizadas 127 inscrições e emitidos 22 laudos para amostragem nas localidades de Carrasco, Caboclo, Tananduba, Lagoa de Serra, Mata Limpa, Quati, Torrões e Itamatay. Confira listagem completa clicando no link abaixo:

Relatório B.7 – Listagem de Agricultores Aderidos por Município

Os laudos amostrais compõem a primeira etapa dos indicadores distintos para o cálculo da perda de produção. As etapas seguintes são:

1. Penalização hídrica com informações edafoclimáticas calculadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET;
  2. Índice de Suprimento de Água para o Crescimento Vegetal – ISACV/CEMADEN;
  3. Pesquisa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA/IBGE.

Para Aedson, o Garantia Safra é uma política pública de real importância para nosso município, pois ameniza os prejuízos financeiros na atividade agrária. “Nos últimos anos os agricultores familiares, público alvo do programa, vinham tendo grandes prejuízos nas safras devido à estiagem que estava castigando nossa região. Esse ano, porém, os prejuízos foram causados em sua maioria por excesso hídrico. Com o recurso que é pago pelo seguro é possível minimizar um pouco os prejuízos financeiros na atividade.”, lembrou o técnico.