FIAN 2023: Festival de Arte Naif começa nesta quinta (25) em Guarabira

Publicado em 24/05/2023 às 18:44

A cidade de Guarabira será palco de mais uma edição do Festival Internacional de Arte Naif (FAIN), que acontece em sua quinta edição a partir desta quinta-feira (25), reunindo artistas de vários estados do Brasil e de outros países.

A abertura acontece a partir das 19 horas no centro da cidade, ao lado da Praça João Pessoa, com solenidade de premiação aos artistas, homenagens e shows musicais. Após a solenidade de abertura, o público será convidado a visitar a exposição nas dependências do Casarão da Cultura, onde poderão contemplar mais de 80 obras dos artistas que foram selecionados através de edital.

Desde a última terça-feira, a cidade está recebendo as presenças de artistas participantes da mostra, de cerca de 20 estados do Brasil, além de visitantes de outros países. Na noite dessa quarta-feira (24), os visitantes já foram recebidos com uma apresentação da peça teatral “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, espetáculo da Cia. Cênica Torre de Papel, da diretora Nana Rodrigues, que vem fazendo sucesso nas apresentações realizadas em várias cidades e recebendo prêmios em festivais nacionais de teatro.

Neste ano, o Festival Internacional de Arte Naif entra na programação do Ano Cultural do Pavão Misterioso, que já teve sua largada em evento recente no Teatro Municipal Geraldo Alverga, quando aconteceram várias homenagens e outras atrações alusivas ao centenário da famosa obra literária.

O artista pernambucano J. Borges, um dos mais importantes xilógrafos do Brasil, será o homenageado desta edição pela sua história e atuação no ramo da literatura de cordel. Outra homenagem, em memória, será para o guarabirense Madriano Basílio, artista que deixou um grande legado de importantes obras na estética da Arte Naif.

Além das homenagens, da exposição e do anúncio da premiação, o evento contará com apresentações de trios de forró na Praça João Pessoa, como Messias do Acordeon e Amaral Bagaço de Cana. O evento está previsto para começar às 19 horas desta quinta-feira.

Festival Internacional de Arte Naif

Data: 25 de Maio (quinta-feira)

Local: Casarão da Cultura / Praça João Pessoa

Hora: 19:00h.