Guarabira vai sediar o 3º Festival Gastronômico "Sabores da Serra"

por Heranir Oliveira- Equipe DGCOM - IFPB Publicado em 21/03/2023 às 16:00

Evento gratuito organizado pelo IFPB contará com chefs renomados, aulas shows e atrações musicais

O Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba está ultimando os preparativos para a realização do Terceiro Festival Gastronômico "Sabores da Serra" que acontecerá este ano no período de 5 a 7 de maio na cidade de Guarabira.

O Festival que a partir deste ano vai circular pelas cidades da Região Turística do Brejo Paraibano, contará com uma vasta programação gratuita que inclui, entre outras atrações, aulas show com chefs renomados, oficinas, concurso de pratos e apresentações culturais.

Segundo a diretora do Campus Areia, Cláudia Brandão, o evento tem um caráter acadêmico-comercial com ações que visam valorizar os produtos regionais, incentivar o empreendedorismo na área da gastronomia e mostrar a potencialidade do IFPB nestas áreas.

Em Guarabira, primeira cidade a fazer parte do roteiro itinerante, o Festival terá como tema: Cozinha Afetiva, com o objetivo de divulgar os empreendimentos do ramo da alimentação do brejo paraibano, valorizando a gastronomia da região e a cultura local. “A cultura brasileira está ligada ao afeto, pratos concebidos por mães e avós, que não só alimentam a barriga mas também a alma” afirma Cláudia Brandão.

Dentro da programação haverá oficinas, aulas práticas, degustação, exposição de produtores regionais e atrações musicais.

Entre os chefs convidados estão Eliane Régis, integrante do Slow Food e ganhadora do prêmio "Dólmã 2022", conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, Thiago das Chagas, integrante do Mestre do Sabor e Rodrigo Martins, produtor do MasterChef Brasil.

O Festival Gastronômico "Sabores da Serra" teve início em 2020 na cidade de Areia, no ano seguinte deixou de ser realizado por causa das restrições impostas pela Covid-19 e retornou em 2022 englobando o 1º Congresso Brasileiro de Ecogastronomia.

Guarabira, mais conhecida como a "Rainha do Brejo" tem forte ligação com o turismo religioso com o Santuário de Frei Damião e os Caminhos de Padre Ibiapina. A Festa da Luz, que ocorre em janeiro costuma atrair milhares de visitantes todos os anos.

Nesta terceira edição o Festival Gastronômico "Sabores da Serra" espera movimentar um público recorde de visitantes, movimentando ainda mais a economia e o turismo local.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do SEBRAE, Shopping Cidade Luz, Produtos Bom Todo e Guaraves Alimentos.