Limpeza urbana de Guarabira passa por reformulação

Publicado em 03/10/2023 às 09:39

Trabalhar é cuidar do urbanismo! Guarabira, como cidade cada vez maior, segue o exemplo de grandes municípios e passa por uma grande reformulação que visa tornar cada vez mais eficaz a limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos.

Após conseguirmos a implantação do Aterro Sanitário através do Consires, a partir desta segunda (2) a coleta de lixo passou a ser realizada por uma empresa terceirizada. A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento - SUMASA, realizou estudos e percebeu a necessidade de expansão dos serviços de limpeza urbana através de contratação de empresa especializada.

A empresa vencedora da concorrência pública foi a MB Limpeza Urbana que está presente em 6 estados e em mais de 25 cidades de todo o país, inclusive Bayeux, Campina Grande, Maceió, Natal, Parnamirim, Guarulhos, ou seja, alguns dos grandes centros urbanos do Brasil. Ela ficará responsável pela coleta domiciliar (residencial e comercial) e industrial, capinagem, varrição, desinfecção e higienização dos mercados públicos e feiras livres.

Os colaboradores que antes executavam tais funções agora serão realocados para novos postos, ampliando assim os serviços de limpeza e urbanismo nos bairros da cidade, tornando-a cada vez mais limpa e linda.

"Com a reformulação do sistema a limpeza pública ganha um reforço de pessoal e equipamentos, uma vez que, mesmo com o chamamento de concursados e aquisição de veículos, não era possível atender a grande demanda que o município exige. Isso é o tipo de decisão que no futuro nós veremos que era extremamente necessária para o crescimento de Guarabira, assim como foi o aterro sanitário, a municipalização do trânsito, a drenagem, os asfaltos, as pontes, enfim. A cidade precisa disso, e nós estamos tendo mais uma vez a coragem necessária para implantar algo tão importante", destacou o prefeito Marcus Diogo.