MELHOR EM CASA: SAD realizou quase 4 mil atendimentos domiciliares em 2022

Publicado em 04/01/2023 às 11:14

O SAD Guarabira – Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa), de janeiro a dezembro de 2022, realizou 3.861 atendimentos domiciliares aos pacientes admitidos no programa, sendo efetivados diariamente por todos os profissionais do serviço, de segunda a sexta-feira. das 7h às 17h. Os dados foram informados pela coordenadora, a enfermeira Isis Emanuelle.

Segundo Isis, no ano de 2022 foram realizadas 320 avaliações admissionais dos pacientes encaminhados pela Atenção Básica à Saúde, rede hospitalar e demanda livre, sendo admitidos no SAD 210 pacientes que atendiam aos critérios admissionais do serviço domiciliar, níveis 2 e 3 (AD2 e AD3).

Quanto aos pacientes não admitidos no programa, por não se enquadrarem nos critérios admissionais do Serviço de Atenção Domiciliar na modalidade AD2 e AD3, foram reencaminhados para a atenção básica – UBS, que consiste na atenção domiciliar de modalidade AD1, ou foram encaminhados para assistência de alta complexidade nos serviços hospitalares de referência do município ou ainda para o CER III - Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino.

Na Tabela abaixo, segue os dados de atendimentos realizados pelo SAD, por quadrimestre em 2022:

O SAD Guarabira é formado por duas equipes multiprofissionais, sendo Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD):  1 médico, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 fisioterapeuta. E a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP): 1 psicólogo, 1 fonoaudiólogo, 1 Nutricionista, 2 fisioterapeutas

O Serviço de Atenção Domiciliar é um programa de responsabilidade da Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde. Para ter acesso ao SAD é necessário um encaminhamento médico recebido após consulta realizada pela Unidade Básica de Saúde, ou por algum outro serviço especializado do SUS. Além do encaminhamento registrando história pregressa e história atual da doença, sendo um dos critérios; doenças agudas ou crônicas agudizadas.

Para a admissão é necessário o anexo das cópias de RG, Cartão do SUS e Comprovante de residência. Em seguida é feita uma visita de avaliação pela equipe SAD para verificação do estado clínico do paciente e para averiguação dos critérios do programa, para assim, ser admitido pelo serviço ou encaminhado.