Nota de Esclarecimento - Secretaria de Educação

Publicado em 15/03/2024 às 19:12

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação de Guarabira vem a público prestar esclarecimentos em relação a alguns fatos ocorridos na tarde da terça-feira, dia doze (12) de março, do corrente ano, no CEI Eusa Belarmino.

Conforme relatado pela direção da unidade, gostaríamos de pontuar que, no dia do acontecido, os profissionais perceberam, que ao acordar, no turno da tarde, o menor N. G. S. V., apresentou algumas bolhinhas na região do pescoço.De imediato, as educadoras colocaram pomada para assadura no local.

Ao chegar à Unidade para pegar à criança, a avó foi informada sobre o surgimento das bolhinhas (que acreditamos ser uma reação alérgica ao sabonete, urticária causada pelo calor ou picada de inseto).

Apesar dos cuidados e explicações fornecidas, a mãe da criança optou por compartilhar o ocorrido nas redes sociais, levando a uma cobertura sensacionalista e parcial, por parte de um portal de notícias, que não ouviu a versão do Centro de Educação Infantil.

No dia seguinte, na quarta-feira (13), a Coordenadora da Educação Infantil foi até o CEI para ouvir os relatos da Gestora. Ao chegar à Unidade, encontrou a mãe da criança conversando com a Gestora. Não interferiu na conversa e aguardou a conclusão. Ao final, apenas emitiu a opinião, que as bolhinhas poderiam ser uma reação alérgica ou picada de inseto.

A Coordenadora Infantil ouviu os relatos da gestora e demais profissionais e diante do exposto, comunicou a Secretária de Educação, que de imediato entrou em contato com a Secretária de Saúde, Harlane Herculano, a qual indicou as profissionais Ivoneide Tomaz e a enfermeira Rayane Souza (Coordenadora da Atenção Básica), ficando esta última responsável em marcar uma consulta com o médico da UBS. Foi pedido prioridade na marcação da consulta para elucidação dos fatos.

Foi conseguido, ainda na quarta-feira, dia 13, um encaixe para o Clínico Geral da UBS do Bairro do Nordeste I, o Dr. Leonardo Guimarães, para consultar a criança e emitir um parecer técnico a respeito das bolhinhas, ajudando a esclarecer os fatos.

Sendo assim, a gestora do CEI Eusa Belarmino, Rosemery Firmino, acompanhada pela Coordenadora de Educação Infantil, Adriana Cavalcante e pela assessora da SEDUC, Jackceline Pontes, estiveram na residência da criança, nesta quarta (13.03), onde comunicaram à mãe que o profissional médico da UBS do bairro local estaria aguardando-os para uma consulta e que todos os cuidados seriam realizados, para elucidação da causa da suposta lesão.

A mãe da criança alegou que teria que falar com o seu advogado para saber se poderia ir, como também informou que faria um exame de corpo delito na criança, na quinta-feira(14/03). Explicamos que a consulta em nada interferiria em suas ações. Apenas levaria para o profissional avaliar e elucidar os fatos. A Gestora do CEI Eusa Belarmino pediu para ver o pescoço da criança, e com consentimento da genitora, a Gestora do CEI pode observar que as bolhinhas haviam secado e que não estavam com aspecto de inflamado.

Foi oferecido o transporte da Secretaria de Educação para levá-la a UBS, porém, a mãe da criança recusou, alegando que iria caminhando, já que a UBS ficava próxima a sua residência. Apesar da disponibilidade da Secretaria de Educação, Coordenação Infantil e Gestão do CEI Eusa Belarmino em elucidar os fatos a mãe da criança não compareceu à UBS para a avaliação do profissional.

Deixamos claro, que nestes 3 anos e 3 meses, não tivemos problemas que desabonassem a conduta dos profissionais do CEI Eusa Belarmino e, ao contrário disso, escutamos dos pais vários depoimentos enaltecendo o trabalho da Unidade, que tem à frente Rosemery Firmino Carlos, (Meirinha), com experiência há 16 anos em Gestão, sendo servidora efetiva do município há 26 anos.

Lamentamos os constrangimentos causados a todos os envolvidos, familiares e os profissionais do CEI Eusa Belarmino, ao mesmo tempo em que reiteramos o nosso compromisso com a veracidade dos fatos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!

Andréa Cavalcante Monteiro Alves

Secretária de Educação