Notícia

Nota de esclarecimento - Secretaria de Educação

Publicado em 20/03/2024 às 13:41

A Secretaria de Educação vem a público esclarecer o episódio que vem sendo veiculado pela mídia a respeito de uma criança matriculada em uma de nossas instituições escolares, a qual supostamente teria sido negligenciada quanto aos cuidados com a higiene.

Sobre a alegação que foi feita contra a Escola, por ter negligenciado os cuidados com a criança que chegou com o uniforme sujo em casa, o episódio foi tratado de forma descontextualizada. Para entender o ocorrido, ouvimos a família e a direção escolar. A genitora da criança nos informou não ter conhecimento se a criança já teria saído da escola com o uniforme sujo, visto que foi a irmã da criança quem a buscou no dia, observando a roupa suja somente no final da noite, na hora do banho. Diante disso, a mãe não tinha certeza se o fato teria ocorrido na escola, no percurso de volta para casa ou mesmo em casa. Quanto à Direção escolar, foi nos informado que não foi observado pelos profissionais da escola nenhum indício de sujidade no uniforme da criança durante sua permanência no local, visto que é frequente as professoras perguntarem aos alunos se necessitam ir ao banheiro, por lidarem com crianças que ainda estão no processo de aprendizado do controle esfincteriano.

É importante destacar que nossas escolas seguem protocolos de cuidados rígidos com os alunos, buscando não só garantir as experiências e conhecimentos adequados para se desenvolverem de forma saudável, como também zelar pela higiene e a segurança na escola, exercendo seu papel na construção de uma escola onde educadores e educandos primem pela limpeza pessoal e do ambiente, bem como se sintam seguros e responsáveis pela construção de uma cultura de paz na escola e na comunidade. 

Outro ponto que foi relatado no vídeo, sobre a falta de cuidador para a criança. Não foi designado nenhum Cuidador Escolar para o aluno, visto que não apresenta deficiência comprovada em laudo médico, estando ainda em processo de avaliação. O Cuidador escolar é um profissional que dá suporte aos alunos com deficiência já constatada e que necessitam de ajuda para alimentação, higiene, locomoção, alimentação, portanto exige um maior critério quanto à seleção e encaminhamento destes profissionais às Escolas e Centros de Educação Infantil.

Por fim, a Secretaria de Educação sempre esteve e estará disponível para todo e qualquer tipo de esclarecimento que se fizer necessário aos pais e responsáveis pelos estudantes e toda a sociedade. Reafirmamos nosso compromisso com a educação e o bem-estar dos estudantes.

Atenciosamente,

Andréa Cavalcante Monteiro Alves – Secretária de Educação.


Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.