Prefeito de Guarabira abre ano letivo e anuncia viagens culturais para o alunado da rede municipal de ensino

Publicado em 26/02/2013 às 17:02

Com o tema “Junte-se a nós, vamos cuidar da Educação”, O Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, e o Vice, Zé do Empenho – participaram, na manhã desta terça-feira (26/02), na Maison D’Mel Laguna, da solenidade de abertura do Ano Letivo, na Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, ao lado do Secretário de Educação, Raimundo Macedo, o Prefeito deu por aberto de forma simbólica o ano letivo nas escolas municipais e anunciou o retorno das viagens culturais, entrega de fardamento completo e merenda de boa qualidade para o alunado, além de incentivos e condições de trabalho para o professor.

Cerca de quatrocentos e cinquenta pessoas, entre professores e autoridades estiveram presentes na solenidade, a qual foi incrementada por diversas apresentações culturais, a exemplo do Coral “Raios de Luz” do Grupo de Capoeira, Afro Erê, ambos da Escola Estadual João Francelino, do Conjunto Mutirão; o Coral “Mãos Que Encantam” do Centro Educacional Edivardo Toscano; e uma palestra com a Professora Wellingta Magnólia Andrade, que falou sobre “A importância do planejamento”.

[caption id="attachment_941" align="alignleft" width="300"]Raimundo Macedo - Sec. de Educação Raimundo Macedo - Sec. de Educação[/caption]

De acordo com o Secretário Raimundo Macedo, o acolhimento teve como objetivo – promover o encontro com os professores da rede municipal de ensino, a partir da necessidade de motivação para o inicio das atividades escolares para o ano letivo de 2013 no município de Guarabira, que começa oficialmente, no próximo dia 4 de março.

Já o prefeito Zenóbio durante a sua fala registrou a ausência da deputada Léa Toscano que ficou impossibilitada de está presente ao evento devido a sua participação, em mesmo horário, de Sessão na Assembléia Legislativa, em João Pessoa. Logo após ele reafirmou acerca do pagamento do salário retroativo dos docentes, neste mês de fevereiro, sem precisar destes apelar para paralisações, greves ou similaridades. Disse que tudo que estiver dentro da legalidade, que seja em beneficio do professor, a sua gestão vai estar preparada para cumprir. “Para tanto, vamos dar uma educação da melhor qualidade aos filhos dos guarabirenses. Conto com vocês, pois haveremos de dá este exemplo a todo o estado da Paraíba”, destacou.

No encerramento de seu discurso, ele anunciou o retorno das viagens culturais para os alunos da rede municipal de ensino, que já manteve entendimento, para eventuais parecerias, neste sentido, com os diretores da Estação Ciências, do Sesc, e do Espaço Cultural, em João Pessoa. Além de ter reafirmado a entrega gratuita do Kit Fardamento, composto de calça, blusa, sapato, meia e mochila; e a distribuição de merenda de boa qualidade. “Asseguro que faremos uma educação igual, ou melhor, do que a de uma escola particular”, pontuou.

Também marcaram presença no evento o vereador-presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Lucas Porpino; os vereadores Lula das Molas (líder do Prefeito) e Tiago do Mutirão; professor André Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Guarabira; Manoel Antônio, presidente da Associação Comercial; professor João Francisco, Gerente da 2ª Gerencia Regional de Ensino; Vera Apolinário, representante do Instituto Alpargatas; dentre outros.