Prefeito é recebido na FAMUP e defende recursos permanentes para pagamento do Piso da Enfermagem

por CODECOM Publicado em 14/06/2023 às 15:40

O prefeito Marcus Diogo cumpriu agenda na manhã desta quarta-feira (14) na FAMUP - Federação das Associações Municipais da Paraíba. Na ocasião ele foi recebido pelo secretário executivo da Famup, Pedro Dantas.

A instituição está mobilizando os gestores municipais para questionar o Ministério da Saúde sobre a insuficiência de recursos para o pagamento do piso da enfermagem e a insegurança jurídica do repasse não permanente, além de como o governo federal pretende distribuir os recursos previsto em portaria.

Marcus Diogo defende o pagamento do piso da enfermagem desde que sejam assegurados os recursos permanentes para toda a categoria e os aportes jurídico e técnico para esta finalidade.

A FAMUP defente a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1,5%, com estimativa de R$ 10,5 bilhões de arrecadação, para garantir o financiamento permanente do Piso da Enfermagem pelos municípios. O projeto segue tramitando no Congresso Nacional.