Prefeito participa da Missa de Entrega do Corpo de Dom Marcelo para Guarabira

Publicado em 26/12/2022 às 12:00

O prefeito Marcus Diôgo participou na manhã desta segunda-feira, 26 de dezembro, da Santa Missa de Envio  com o translado do corpo do 5º Arcebispo de João Pessoa Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Os restos mortais de Dom Marcelo ficarão sepultados em definitivo na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, a partir desta terça-feira, dia 27.

Participaram da solenidade, realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, o prefeito Marcus Diôgo, a primeira-dama Verônica Diôgo, a deputada estadual Camila Toscano, o secretário de administração Dayvid Carneiro, o ouvidor Douglas Nóbrega e o vereador Júnior Ferreira.

"Motivo de muita alegria para a cidade e a Diocese de Guarabira que recebe e acolhe em definitivo a presença de Dom Marcelo, aquele que deu a vida pela causa dos mais necessitados nessa região do brejo", destacou o prefeito Marcus.

EPISCOPADO DO "DOM DA TERNURA"

Dom Marcelo Pinto Carvalheira nasceu no dia 1º de maio de 1928 no Recife - PE.

Em 1946 foi designado para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia.

Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma.

Dom Marcelo tornou-se um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara (Arcebispo de Olinda e Recife).

Durante o Regime Militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

No dia 29 de outubro de 1975 foi nomeado pelo Papa Paulo VI, Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba (João Pessoa), ficando sob sua responsabilidade a organização da Região Episcopal do Brejo Paraibano, que mais tarde viria a se tornar a Diocese de Guarabira.

Foi sagrado bispo no dia 27 de dezembro de 1975, pela imposição das mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em 10 de outubro de 1980 foi criada, através da bula papal "Cum Expotaret" de João Paulo II, a Diocese de Guarabira, no Brasil sendo designado para a nova diocese, Dom Marcelo.

Foi Bispo de Guarabira de 1981 a 1995, quando foi nomeado Arcebispo da Paraíba (João Pessoa).

Nomeado 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba após renúncia de Dom José Maria Pires, tomou posse em janeiro de 1995 e solicitou da Sé Apostólica a concessão do título de Basílica Menor à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves.

Entre 1998 e 2004, Dom Marcelo Carvalheira foi vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ao atingir a idade limite para o governo diocesano, Dom Marcelo solicitou sua renúncia e deixou a Arquidiocese da Paraíba no dia 5 de maio de 2004. No mesmo dia, Dom Aldo di Cillo Pagotto, então Bispo de Sobral (CE), para assumou a Arquidiocese da Paraíba.

Após a renúncia, Dom Marcelo passou a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda, e posteriormente se mudou para o Recife.