Prefeito Zenóbio participa da I Oficina do Plano Estadual de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos

Publicado em 16/02/2013 às 21:09

Guarabira deu início a uma série de dez encontros que serão realizados em todo o Estado da Paraíba

Aconteceu nesta quarta-feira (23) em Guarabira, a I Oficina Regional de Trabalho que faz parte do Estudo de Regionalização e Elaboração do Programa Estadual de Resíduos Sólidos da Paraíba. O encontro foi na “Maison d’Mel Laguna”, e contou com a participação de cerca de 22 prefeitos representantes de prefeituras da região.

O Secretário de Estado dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – SERHMACT do Governo do Estado, João Azevedo, coordenou os trabalhos da mesa. O intuito deste encontro, o primeiro de dez que serão realizados em todo o estado até o mês de março, foi levantar informações das cidades envolvidas e planejar ações que poderão ser usadas para elaborar uma solução para a questão dos lixões, que segundo Lei Federal 12.305/2010, devem acabar até o ano de 2014.

A empresa GEOTECHNIQUE está fazendo a consultoria em nome do Governo do Estado às prefeituras sobre os procedimentos que no final dos encontros nortearão a criação do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Além dos representantes dos municípios também estiveram presentes a deputada Léa Toscano; o bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; o Padre Adauto Tavares; e o Dr. Abraão Falcão, representando o Ministério Público; o professor Clemílson França, representou a UEPB-Campus III.

Como anfitrião do encontro, o prefeito Zenóbio Toscano acolheu os representantes dos demais municípios e ressaltou a importância do projeto, que atende as tendências ecológicas e formaliza novas formas de condução dos resíduos, como a construção de aterros sanitários em regiões com municípios consorciados, a implantação de linhas de financiamentos para catadores e a organização da coleta seletiva.

Desta forma, o prefeito Zenóbio cumpre mais uma proposta assegurada em campanha, na qual afirmava de sua preocupação em dar início a um projeto de expansão, que vise o fim do Lixão de Guarabira e a construção de um Aterro Sanitário.