Prefeitura cria Arquivo Público Municipal e garante a guarda e conservação de documentos públicos

Publicado em 02/01/2024 às 11:23

Com o objetivo de preservar documentos públicos e históricos da gestão municipal e da cidade de Guarabira, a Prefeitura de Guarabira criou, através da Secretaria de Administração, o Arquivo Público Municipal, que será gerido dentro da nova estrutura organizacional do município, por meio de um processo de gestão documental eficiente, com a implantação de digitalização e disponibilização dentro da Lei de Transparência e de Proteção de Dados.

Segundo o Secretário de Administração, Dayvid Carneiro, o governo buscou por meio da nova estruturação preparar a gestão pública para os desafios modernos e os desafios do futuro. "A partir destas mudanças, e com a efetivação do Arquivo Público Municipal, agora criado dentro do organograma administrativo do Município vamos atender com mais celeridade as demandas relacionadas à guarda e conservação de documentos no âmbito da administração, e também armazenar dados sobre saúde, educação, meio ambiente, história, dentre outras áreas, juntando com o valioso acervo já existente em nosso Centro de Documentação", explicou o secretário.

Para o prefeito Marcus Diogo, a finalidade da estruturação e da modernização do arquivo público vai além de arquivar papéis e sim, de um trabalho catalográfico de pesquisa, da gestão e de documentos diversos que auxiliam na memória da cidade e da sua digitalização.

“Inicialmente vamos trabalhar com todo o conteúdo que já temos produzido em nosso Centro de Documentação. Logo, iremos modernizar e ampliar ainda mais nosso arquivo, garantindo assim, que as gerações futuras tenham acesso a esse material que conta a história da administração pública aqui em nosso município”, disse.

O Arquivo Público funcionará no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, no centro da cidade de Guarabira.  A arquivista Tereza Rachel foi designada para coordenar o arquivo público.