Prefeitura promove ações e campanha de combate à dengue

Publicado em 16/02/2024 às 10:05

A Prefeitura de Guarabira, através de sua Secretaria de Saúde, vem intensificando nos últimos dias um cronograma de combate à prevenção da Dengue na cidade de Guarabira, com visitas de agentes de combate às endemias nas residências, identificação de focos dos mosquitos e conscientização dos moradores. “Estamos orientando e capacitando nossos ACE's a esclarecer dúvidas sobre a dengue e a alertar moradores como ter os cuidados necessários para prevenção da proliferação dos mosquitos", destacou a secretária de saúde Harlane Herculano.

No munícipio foram confirmados 2 casos de dengue e 1 segue em investigação, segundo dados epidemiológicos fornecidos pela SMS. Sobre a vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir as primeiras doses da vacina contra a dengue (Qdenga) para 14 municípios paraibanos por onde começarão a campanha, são eles: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. A vacinação contra a dengue vai beneficiar 92.380 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na Paraíba. A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus.

A Secretaria de Saúde lembra que os focos do mosquito Aedes Aegypti, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Daí a importância de as famílias não esquecerem que o dever de casa no combate ao mosquito é permanente. Pelo menos uma vez por semana, deve ser feita uma faxina para eliminar copos descartáveis, tampas de refrigerantes ou outras garrafas, não deixar água acumulada em pneus e adicionar cloro à água da piscina são algumas medidas que podem fazer toda a diferença para impedir o registro de mais casos de arboviroses, além de receber em domicílio o técnico de saúde devidamente credenciado, para que as visitas de rotina sirvam como vigilância.

As ações para eliminação de focos do mosquito devem fazer parte da rotina da população. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes, porque temos quatro tipos de vírus da doença. O uso de repelentes também é essencial para a prevenção.