PREVENIR É PROTEGER: Saúde de Guarabira inicia Outubro Rosa com ampla programação alusiva à campanha

Publicado em 02/10/2023 às 09:50

Com o tema ‘Prevenir é Proteger’, a Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, deu início à Campanha Outubro Rosa; mês de conscientização sobre o câncer de mama. Uma ampla programação se estenderá entre todas as unidades de saúde do município durante todo o mês; dentre as atividades estão: rodas de conversas de orientação sobre o tema, requisição de mamografia, coleta de citopatológico, auriculoterapia, testagens rápidas, aferições da pressão arterial e glicemia, educação corporal e vacinação. Ações semelhantes também serão realizadas pelas equipes de Saúde durante o Prefeitura + Perto de Você; exitoso programa itinerante da atual gestão municipal, que leva ações de cidadania e serviços às comunidades.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Somente em 2023, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 73.610 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Em 2020, foram 18.032 mortes causadas pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. A mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, a cada dois anos.

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.