São Clemente vai celebrar vida e obra do compositor guarabirense Zé Katimba no Carnaval 2024

Publicado em 09/02/2024 às 09:03

Com o enredo "Que grande destino reservaram pra você", a São Clemente celebra a vida e a obra do compositor Zé Katimba em seu desfile de 2024 que acontece neste sábado (10/2) no Sambódromo do Rio de Janeiro. O projeto tem a assinatura de Bruno de Oliveira.

“Autor de centenas de obras musicais, imortalizadas nas vozes dos maiores representantes do samba, Zé Katimba é o encontro da sanfona com cavaquinho, da viola de fita com o surdo de marcação, do repente nordestino com as rodas de samba cariocas”, descreveu a escola em suas redes sociais.

ZÉ KATIMBA

José Inácio dos Santos nasceu em Guarabira no dia 11 de novembro de 1932, filho único dos agricultores Josefa João Inácio e José Inácio dos Santos, este nas horas vagas violeiro (12 cordas), cantador e poeta de cordel.

Viveu inicialmente no bairro carioca de Bonsucesso, em 1959, aos 16 anos, Katimba participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, e ainda hoje faz parte da ala de compositores da agremiação. No início, era puxador de corda, depois virou passista e chegou a mestre-sala. Em 1969, entrou para a ala dos compositores da escola.

Em 2013, recebeu  em Guarabira a medalha "Osmar Araújo Aquino", pela Câmara Municipal da cidade natal onde retornou após 70 anos, quando apresentou a canção “Mãe Paraíba”, espécie de mistura de partido alto com repente, em homenagem à ocasião: “o povo foi chorando… todo mundo foi dando as mãos e a gente cantando. Depois, qualquer lugar que eu passava na rua, todo mundo batia palma. Eu era pra fazer literatura de cordel, como meu pai fazia, minha herança musical, mas eu venci na terra do samba e é por isso que eles tem esse chamego comigo”, disse Katimba em entrevista.