Saúde de Guarabira entrega serviço de Colposcopia à população

Publicado em 14/05/2013 às 14:34

Buscando priorizar a Saúde dos guarabirenses, de forma mais humanizada e precisa, a Secretaria de Saúde do Município de Guarabira começa a inovar e deslanchar em todos os aspectos. Nesta segunda-feira (13/05) foi entregue a população, de forma inédita, um Colposcópio – aparelho voltado aos cuidados da saúde da mulher, o qual vem com lentes de aumento e filtros especiais, além de uma Microcâmera a ele acoplada, que serve para mostrar de forma concisa as lesões causadas por doenças ocasionadas na região do colo do útero.

A Colposcopia é um exame que se faz no Colo do Útero, Vagina, Vulva, Períneo e região Peri-Anal, através deste importante aparelho, o Colposcópio.

[caption id="attachment_2539" align="alignleft" width="243"]A paciente somente será encaminhada para fazer uso deste serviço Dra. Fernanda Macedo, coordenadora de Atenção Básica do município de Guarabira[/caption] De acordo com a Dra. Fernanda Macedo, coordenadora de Atenção Básica, a paciente somente será encaminhada para fazer uso deste serviço em casos de alterações do colo do útero, após resultado de exame citológico. A Colposcopia só poderá ser realizada por um profissional médico especializado, o qual já foi contratado pelo município, que segundo a Dra. Fernanda, trata-se de uma médica, porém não soube precisar o nome da profissional no momento.

O serviço de Colposcopia encontra-se instalado no Centro de Referência da Saúde da Mulher e da Criança, ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, que fica localizado na Avenida Sabiniano Maia com a Praça do Novo Milênio, no bairro Novo.

O secretário Wellington Oliveira deve anunciar mais novidades, ainda esta semana.