Saúde de Guarabira inicia campanha de vacinação contra a Gripe pelo Abrigo São Vicente de Paulo

Publicado em 16/04/2013 às 17:37

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira deu início na manhã desta segunda-feira (15/04), a campanha contra a Influenza. O local escolhido para a realização da solenidade de abertura da campanha foi o Albergue São Vicente de Paulo, também conhecido como “Abrigo dos Idosos”, localizado no bairro Novo, em Guarabira.

O secretário, Dr. Wellington Oliveira esteve presente no evento, acompanhado da sua equipe, a qual é formada pela Dra. Fernanda Macedo (Coordenadora de Atenção Básica), Elicácia Cunha (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica), Vera Lúcia Oliveira (Coordenadora de Imunização), Vacinadoras, dentre outros profissionais de saúde.

Wellington assegurou ter uma atenção especial com os 29 moradores do Albergue. “Mostrando carinho e a nossa atenção com os moradores deste albergue, vamos tentar suprir a carência dos mesmos, trazendo o médico do PSF do bairro Novo e outros profissionais de saúde para visitarem periodicamente e dar atendimento a estes idosos que são pessoas mais fragilizadas”. Disse o secretário durante a sua fala.

Por fim, ele agradeceu a presença de todos e do mesmo modo convidou a população a participar da campanha. “Convoco a todos para participarem desta vacinação, seja recebendo a vacinação ou orientando e conduzindo as pessoas para serem vacinadas. Obrigado a todos”, destacou.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe é direcionada a pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, profissionais de saúde e puérperas. Teve início neste dia 15 e se estende até o dia 26/04. O dia “D” da campanha acontece no próximo sábado (20), com abertura às 8:00h e encerramento à 17:00hs, em todos os PSF’s, tanto da zona urbana, como na zona rural, além de uma Unidade Volante.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.