Saúde realiza Dia D de Multivacinação e Mobilização de Combate à Dengue neste sábado (24)

Publicado em 23/02/2024 às 10:49

Neste sábado, dia 24 de fevereiro, das 8h às 16h, a Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde estará promovendo uma importante iniciativa de saúde pública: o Dia D de Multivacinação e Mobilização Nacional de Combate à Dengue. Uma ação abrangente que visa não apenas a atualização das cadernetas vacinais, mas também a conscientização e prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Detalhes do Evento

1. Vacinação nas UBSs: Será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos nas unidades básicas de saúde da zona urbana, em quase todas, e na unidade do Pipiri. Confira:

Nações, ⁠Nordeste I, ⁠Nordeste II, ⁠Bairro Novo I, ⁠Bairro Novo II, ⁠Primavera, ⁠Cordeiro, ⁠Rosário (até 12h), ⁠Assis Chateaubriand, ⁠Clóvis Bezerra, ⁠São José, Santa Terezinha, ⁠Mutirão e ⁠Pirpiri.

2. Mobilização Contra a Dengue: Panfletagem, busca ativa e conscientização serão conduzidas no centro da cidade, nas UBSs e também em residências.

A solenidade de abertura desta dupla mobilização acontecerá às 8h, na Praça da Juventude, em frente à UBS Santa Terezinha.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elicácia Cunha, falou da importância da dupla ação. “É fundamental que toda a comunidade participe deste evento, contribuindo para a proteção da saúde pública. A atualização da caderneta vacinal é essencial para garantir a imunização adequada contra diversas doenças, enquanto a conscientização sobre a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti é vital para a segurança de todos, disse Elicácia.

A secretária de Saúde Harlanne Herculano, por sua vez, fez um convite especial a população e pediu união de forças neste importante momento. “Vamos unir esforços e fazer deste sábado um marco na promoção da saúde e na prevenção de enfermidades que afetam nossa comunidade. Contamos com a sua presença e colaboração neste Dia D de Multivacinação e Mobilização Nacional de Combate à Dengue. Junte-se a nós neste importante causa pela saúde coletiva”, destacou Harlanne.