SAÚDE: Vigilância Ambiental de Guarabira atualiza levantamento do índice rápido do Aedes Aegypt

Publicado em 19/02/2024 às 11:07

A Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Saúde/Coordenação de Vigilância Ambiental, atualizou o resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti).

De acordo com o coordenador Antônio Sivaldo, o levantamento foi realizado pelos Agentes de Combate às Endemias no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024. Sendo programados três estratos em todas as localidades urbanas do município. Desta feita, foram realizadas 1.317 inspeções em imóveis, dos quais foram encontrados 11 focos entre 2.786 depósitos examinados, dando um índice de infestação predial (IIP) do Aedes Aegypti, de 0,8%.

Para Sivaldo, o IIP de 0,8% significa uma situação de baixo risco para o município, mas segundo ele, isso sinaliza que poderá ter aumento nos casos de arboviroses. Em razão disto, ele pede que a população redobre os cuidados contra o mosquito. “A Secretaria de Saúde através dos ACEs vem intensificando os serviços de vigilância aos imóveis, mas orientamos a população que faça a sua parte e redobre os cuidados no combate a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, orientou o coordenador.

Sivaldo ainda destaca que, para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices de infestações prediais inferiores a 1% são satisfatórios, os índices entre 1 e 3,9% indicam situação de alerta para o município, e os resultados acima de 5%, representam risco de surto.