Secretaria de Agricultura de Guarabira fará ampliação de açudes e cacimbas

Publicado em 18/04/2013 às 15:30

Na manhã desta quarta-feira (17) aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira uma reunião entre o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, Prefeitura e moradores da zona rural do município. O intuito foi fazer um cadastramento dos proprietários de terra que tem em suas propriedades açudes e cacimbas, pois a Prefeitura de Guarabira irá disponibilizar gratuitamente horas/máquina de veículos que farão a ampliação e limpeza dessas fontes e reservatórios de água.

O evento teve comparecimento massivo dos moradores do campo que atenderam ao chamado da Secretaria de Agricultura e do Conselho de Agricultura, e da Prefeitura, na pessoa do prefeito Zenóbio Toscano, que também esteve presente na reunião.

Conforme o prefeito Zenóbio, a licitação para a contratação das horas/máquina deverá ocorrer no próximo dia 24, e assim que sair o resultado a previsão é de que poucos dias após a licitação os trabalhos já estejam sendo executados. É intenção da gestão municipal contratar mais de um veículo para que sejam distribuídos entre as áreas mais distantes e seja garantida maior agilidade nos serviços.

De acordo com a realidade de cada local a ser executados os trabalhos de ampliação e limpezas dos açudes e cacimbas, cada proprietário deverá ter entre 3 e 5 horas/máquina.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Bandeira, a sua pasta está em constante contato com Rômulo Montenegro, Secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado da Paraíba, na busca de benefícios para o município. Bandeira lembrou que durante esta sexta-feira, dia 19, quando o governador Ricardo Coutinho estará em Guarabira através do Orçamento Democrático Estadual, a Emater estará distribuindo 5 mil raquetes de palma resistente a agricultores. A intenção é que esses produtores cultivem a planta, e no futuro, devolvam a quantia doada para que se faça a redistribuição para outros produtores, dessa forma contribuindo para a multiplicação do plantio.

Também já foi iniciado o processo de escavação e recuperação de poços e cisternas na zona rural de Guarabira.

O presidente do Conselho de Agricultura, Daniel Nogueira conduziu a reunião, que contou com a presença do secretário de Agricultura e também secretário do Conselho de Agricultura, Marcelo Bandeira; do Coordenador regional da EMATER, José Alexandre Marques da Fonseca; do presidente do Sindicado de Trabalhadores Rurais, Antônio de Freitas; da secretária de Planejamento e representante do Sedup no Conselho de Agricultura, Márcia Amaral; e do representante da Câmara Municipal no Conselho, vereador Lula das Molas.