Secretaria de Cultura divulga obra vencedora pelo Júri Popular do 3º FIAN. Confira votação completa

Publicado em 06/12/2021 às 14:42

A Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira divulgou, na tarde desta segunda-feira (06/12), a obra vencedora pelo Júri Popular do Festival Internacional de Arte Naif (Fian), lançado em maio deste ano. A terceira edição do Fian, que foi aberta virtualmente no dia 28 de maio, naquela ocasião anunciou os artistas vencedores nas categorias Prêmio de Incentivo, Prêmios de Aquisição e Menções Honrosas.

O prêmio de Júri Popular é uma categoria à parte do festival para que o público escolha a obra ao longo da exposição. A exposição foi aberta naquele momento e a votação esteve à disposição do público, através do site do Fian. O processo da votação foi transparente e ainda pode ser conferido através do link https://docs.google.com/forms/d/143-ze0LrECfOdbeqpVVdgcQPQfoTPCvMn40uX7Vypeg/edit?usp=sharing .

O público votou por intermédio de um questionário a partir da análise de todas as obras disponíveis virtualmente. Ao todo, foram 2.508 votantes, número que pode ser visualizado no próprio link do formulário. Finalmente, a artista que obteve o maior número de votos foi Olímpia Bulhões, da cidade de Natal (RN), com um total de 267 votos. Ela venceu com a obra intitulada “Sala de Rendeiras” (foto abaixo).

Nesta edição 2021 do Fian, o homenageado foi o ex-prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, uma escolha unânime da comissão organizadora em virtude de ter sido o criador desse projeto durante sua gestão. Na ocasião do lançamento, o prefeito Marcus Diôgo declarou que foi uma homenagem “mais do que justa e oportuna”, por ter sido o prefeito que deu grande visibilidade a Guarabira através das duas primeiras edições do Fian, com repercussão inclusive para outros países.

Sobre o anúncio da premiação agora, por escolha do Júri Popular, o prefeito disse que “O Fian teve sua continuidade ao longo do ano com uma exposição que ficou aberta ao público, mesmo que virtualmente, mostrando os belos trabalhos nacionais e internacionais que têm divulgado o município além das nossas fronteiras. A entrega do prêmio, agora, é a culminância desse projeto que neste ano, mesmo com a pandemia, não deixou de acontecer, e esta última surpresa foi anunciada para o final do ano e agora temos a alegria de cumprir”, disse Diôgo.

SOBRE A PREMIADA – Olímpia Bulhões, artista que recebeu o maior número de votos pela obra “Sala de Rendeiras”, tem uma história ainda recente com a Arte Naif. Ela iniciou esse trabalho exatamente há um ano, dezembro de 2020, a partir de um desafio que recebeu de outro artista Naif do seu estado, o Rio Grande do Norte. Em virtude da pandemia, por se sentir um tanto desolada naquele momento, resolveu pintar a sua primeira tela, intitulada “Prainha”, tendo recebido vários elogios e incentivos. Empolgada, passou a pintar outros trabalhos e imediatamente se inscreveu em eventos dentro e fora do seu estado – inclusive o Fian de Guarabira.

“Em um ano de caminhada”, diz ela, “fui selecionada para alguns eventos dentro e fora do RN, me causando muita satisfação e a certeza de que realmente estou no caminho certo. Dentre as seleções, duas internacionais, no qual este 3º Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira – FIAN 2021 que recebi, com muita honra e gosto, a premiação pelo voto popular, ficando em 1º lugar.”

Segue a tabela de votação que foi gerada por uma planilha do Excel com os nomes de todos os participantes, em ordem alfabética.

RESULTADO VOTAÇÃO POPULAR