Notícia

Secretaria de Cultura divulga obra vencedora pelo Júri Popular do 3º FIAN. Confira votação completa

Publicado em 06/12/2021 às 14:42

A Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira divulgou, na tarde desta segunda-feira (06/12), a obra vencedora pelo Júri Popular do Festival Internacional de Arte Naif (Fian), lançado em maio deste ano. A terceira edição do Fian, que foi aberta virtualmente no dia 28 de maio, naquela ocasião anunciou os artistas vencedores nas categorias Prêmio de Incentivo, Prêmios de Aquisição e Menções Honrosas.

O prêmio de Júri Popular é uma categoria à parte do festival para que o público escolha a obra ao longo da exposição. A exposição foi aberta naquele momento e a votação esteve à disposição do público, através do site do Fian. O processo da votação foi transparente e ainda pode ser conferido através do link https://docs.google.com/forms/d/143-ze0LrECfOdbeqpVVdgcQPQfoTPCvMn40uX7Vypeg/edit?usp=sharing .

O público votou por intermédio de um questionário a partir da análise de todas as obras disponíveis virtualmente. Ao todo, foram 2.508 votantes, número que pode ser visualizado no próprio link do formulário. Finalmente, a artista que obteve o maior número de votos foi Olímpia Bulhões, da cidade de Natal (RN), com um total de 267 votos. Ela venceu com a obra intitulada “Sala de Rendeiras” (foto abaixo).


Nesta edição 2021 do Fian, o homenageado foi o ex-prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, uma escolha unânime da comissão organizadora em virtude de ter sido o criador desse projeto durante sua gestão. Na ocasião do lançamento, o prefeito Marcus Diôgo declarou que foi uma homenagem “mais do que justa e oportuna”, por ter sido o prefeito que deu grande visibilidade a Guarabira através das duas primeiras edições do Fian, com repercussão inclusive para outros países.

Sobre o anúncio da premiação agora, por escolha do Júri Popular, o prefeito disse que “O Fian teve sua continuidade ao longo do ano com uma exposição que ficou aberta ao público, mesmo que virtualmente, mostrando os belos trabalhos nacionais e internacionais que têm divulgado o município além das nossas fronteiras. A entrega do prêmio, agora, é a culminância desse projeto que neste ano, mesmo com a pandemia, não deixou de acontecer, e esta última surpresa foi anunciada para o final do ano e agora temos a alegria de cumprir”, disse Diôgo.

SOBRE A PREMIADA – Olímpia Bulhões, artista que recebeu o maior número de votos pela obra “Sala de Rendeiras”, tem uma história ainda recente com a Arte Naif. Ela iniciou esse trabalho exatamente há um ano, dezembro de 2020, a partir de um desafio que recebeu de outro artista Naif do seu estado, o Rio Grande do Norte. Em virtude da pandemia, por se sentir um tanto desolada naquele momento, resolveu pintar a sua primeira tela, intitulada “Prainha”, tendo recebido vários elogios e incentivos. Empolgada, passou a pintar outros trabalhos e imediatamente se inscreveu em eventos dentro e fora do seu estado – inclusive o Fian de Guarabira.

“Em um ano de caminhada”, diz ela, “fui selecionada para alguns eventos dentro e fora do RN, me causando muita satisfação e a certeza de que realmente estou no caminho certo. Dentre as seleções, duas internacionais, no qual este 3º Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira – FIAN 2021 que recebi, com muita honra e gosto, a premiação pelo voto popular, ficando em 1º lugar.”

Segue a tabela de votação que foi gerada por uma planilha do Excel com os nomes de todos os participantes, em ordem alfabética.

RESULTADO VOTAÇÃO POPULAR

Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.