Secretário de Administração e Coordenadora de Atenção Básica tiram dúvidas de ouvintes em institucional de rádio

Publicado em 06/08/2013 às 13:19

Prazo final para inscrição no concurso público e reordenação da equipe de Atenção Básica em Saúde foram destaques de “O Povo Pergunta, o Secretário Responde” desta terça-feira (06)

A edição do programa institucional de rádio da Prefeitura de Guarabira, “O Povo Pergunta, o Secretário Responde” desta terça-feira (06/08) entrevistou o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, professor Toni Alves e a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Dra. Fernanda Macedo. O informativo é gerado do estúdio da rádio Constelação FM, com mediação do radialista Marcelo Alexandre.

DSC01180Na ocasião, o professor Toni tratou dos últimos dias que faltam para o encerramento das inscrições do Concurso Público, ao tempo em que respondeu algumas dúvidas ainda pertinentes dos ouvintes do radiofônico em relação ao certame, cujas inscrições terminam na próxima sexta-feira (09/08). O secretário também informou que em relação às pessoas que pediram isenção de pagamento da inscrição do concurso, um total de 902 tiveram seu pedido deferido e 102 pessoas tiveram seu pedido negado; já 588 requerentes não apresentaram as devidas documentações. Somando-se o total de 1.592 pedidos de isenção. Ele ainda anunciou que a partir do dia 09 de setembro já estarão disponíveis no Site da Comvest (http://comvest.uepb.edu.br/) os locais onde os inscritos irão se submeterem as provas.

A segunda parte do programa ouviu a Dra. Fernanda Macedo, coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Guarabira. Ela fez explanação acerca da reunião que manteve na manhã desta terça-feira com os Agentes Comunitários de Saúde e profissionais de Enfermagem, com a finalidade de reordenar as equipes, numa forma de melhorar o atendimento à população carente do município. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Municipal de Saúde.

Em seguida a coordenadora comentou em relação à falta de médicos em algumas localidades do município. Ela disse que muitos destes não querem trabalhar quatro dias por semana, como orienta o prefeito Zenóbio Toscano, que está preocupado com a grande demanda de atendimentos. Segundo Fernanda, o governo municipal já vem tomando as medidas cabíveis, visto que inscreveu o município no programa “Mais Médicos” do Governo Federal, solicitando o quantitativo de treze profissionais para suprir as necessidades das comunidades ainda desassistidas, já que, recentemente foi contratado o total de quatro médicos, os quais já estão atendendo nos bairros Novo, Juá, Alto da Boa Vista e conjunto Mutirão.

DSC01186No que se refere a não distribuição de medicamentos nos PSFs, Dra Fernanda reafirmou que não pode ter farmácias nestas unidades, sem a presença do farmacêutico, conforme preconiza o CFF - Conselho Federal de Farmácia, porém a Secretaria de Saúde implantou uma forma de atender aos pacientes, através de serviço de Mototáxi em suas respectivas Unidades Básicas de Saúde. Sobre as reformas dos PSFs, ela disse que a atual administração já deu início a reformas em algumas unidades, mas que este serviço está sendo feito com bastante planejamento, pois segundo a mesma há uma grande preocupação do prefeito Zenóbio, do secretário Dr. Wellington Oliveira e dela mesma, como coordenadora de Atenção Básica em Saúde – de que nenhum posto de Saúde venha a ser interditado nesta gestão, como aconteceu na administração anterior.

“Entendemos que a Saúde do nosso município precisa melhorar, porém estamos apenas com sete meses de gestão, mas as coisas estão se ajustando gradativamente”, pontuou Fernanda.