Secretário de Educação, participou do programa “Conversa Com o Prefeito’’, desta quinta (25)

Publicado em 26/04/2013 às 12:14

[caption id="attachment_2194" align="alignleft" width="300"]O secretário anunciou que na próxima terça-feira (30), estará lançando o PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa O secretário anunciou que na próxima terça-feira (30), estará lançando o PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa[/caption]

O secretário de Educação de Guarabira, Raimundo Macedo, participou do programa “Conversa com o prefeito”, desta quinta (25), onde explanou sobre as ações da sua pasta.

O secretário falou sobre o sucesso da Conferência Municipal de Educação-2013, onde diversos segmentos da sociedade discutiram políticas públicas para educação e elegeram delegados para II Conferência Nacional de Educação – CONAE/2014. Aproximadamente 150 pessoas participaram da Conferência.

Também foi instalado o Fórum Municipal da Educação que acompanhará semanalmente a educação. E já no próximo dia 05 de maio acontecerá a Conferência Intermunicipal que contará com a presença de representantes de 25 municípios.

Ele anunciou, durante o programa, que na próxima terça (30) estará fazendo o lançamento do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O secretário também destacou a atitude do prefeito Zenóbio na criação e locação do Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura do município – CIEEC, onde os alunos da rede municipal de ensino participarão de diversas oficinas (teatro, dança) e também de natação, basquete, vôlei, handebol, futsal e outros esportes.

Questionado sobre o 1/3 de férias, assegurou que o prefeito estaria pagando no mês de junho.

Raimundo destacou a grande repercussão das viagens culturais realizadas pela secretaria, toda terças e quintas, e que já levou alunos de 10 escolas do município, que puderam conhecer o Parque Zoo Arruda Câmara (Bica), a Estação Ciência, almoçar no Centro de Turismo e Lazer do SESC, Farol do Cabo Branco, Aeroporto, Praça dos Três Poderes e que não foi apenas um passeio, mas também um trabalho pedagógico. O prefeito Zenóbio, a deputada Léa e o secretário participam do passeio cultural. “As crianças se emocionam e aprendem.” É a nossa educação saindo da teoria e trazendo a prática. Elas fixam melhor os ensinamentos. É uma verdadeira aula de campo’’, comenta.

O transporte escolar é um compromisso que vem sendo oferecido e que alguns problemas que ocorriam foram solucionados como foi o caso da colocação de dois ônibus para comunidade de Cachoeira dos Guedes e no Conjunto Clóvis Bezerra o ônibus, agora, circula dentro do conjunto para facilitar o acesso.

Sobre as creches foi destacado o funcionamento da creche do Maciel com 26 crianças e o comodato da antiga escola do estado que será reformada e abrigará, já em maio, a creche Lia Beltrão em Cachoeiras dos Guedes.