VALORIZAÇÃO: Prefeitura moderniza PCCR e celebra garantias de servidores municipais

Publicado em 09/01/2024 às 15:08

O prefeito Marcus Diôgo destacou em seu programa semanal que a Prefeitura de Guarabira reestruturou os PCCR's dos servidores a partir do previsto com o Estatuto do Servidor, aprovado em 2023, garantido um reajuste linear mínimo em 2024 de 5% para as categorias do Grupo Geral de Servidores este ano, tendo em vista que o plano anterior só contavam com 5 níveis de progressão, agora são sete, progressão que só existia no Grupo do Magistério e para Educadores Infantis.

Os profissionais técnico-administrativo e os de saúde, que não são contemplados com planos específicos ou pisos salariais, terão a garantia nos próximos anos de um reajuste entre 5% a 10% sobre o vencimento mínimo a depender do cargo. Os novos níveis já estará sendo aplicado na folha de pagamento deste mês de janeiro junto com o reajuste do novo salário mínimo, de 6,97%.

O impacto anual gerado pelo reajuste do funcionalismo público, somado com as categorias que possuem piso salarial e outras progressões concedidas aos servidores efetivos será de aproximadamente R$ 50 milhões na folha de 2024.

O prefeito ainda destacou o avanço nos últimos anos com planos específicos e pisos salariais voltados para os agentes de trânsito, servidores fiscais, engenheiros, enfermeiros, agentes de saúde e profissionais da Educação e da estrutura organizacional do município que estava composta desde 2008.  O gestor municipal reafirmou o compromisso da gestão de buscar as melhorias das condições de trabalho e a capacitação dos servidores para seguir melhorando nos serviços prestados à população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) também receberão o novo piso salarial e o Magistério receberá em fevereiro (retroativo) o aumento do piso dos professores efetivos e aposentados da Rede Municipal, tendo em vista que a proposta enviada de reajuste do PCCR da categoria sofreu alteração no texto e passa pela análise da Procuradoria Jurídica.