Secretaria de Agricultura
Secretário: Luis Martins de Lima (Lula das Molas)
Telefone: (83)
E-mail: seagri@guarabira.pb.gov.br
Endereço: Rua - Guarabira/PB - CEP: 58200-000
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h.
A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca também conhecida por Secretaria de Agricultura, criada em 19/04/1993, tem por finalidade promover, coordenar, orientar, estimular e regular as atividades agropecuárias, da pesca e da aquicultura, bem como promover o fortalecimento da agricultura familiar no município de Guarabira.
Compete à Secretaria de Agricultura:
- a execução da política de desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias no município, especialmente no que tange às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, o qual atuará sob sua coordenação;
- fomentar o desenvolvimento de atividades alternativas de renda, buscando melhor qualidade de vida para os agricultores e seus familiares;
- executar obras e serviços de infraestrutura agrícola;
- promover serviços e ações de extensão rural, de assistência técnica especializada e de promoção do associativismo rural;
- executar políticas e programas de forma integrada com as empresas de tecnologia agropecuária da Administração Federal e Estadual;
- promover programas de profissionalização e de capacitação dos agricultores;
- coordenar e promover eventos, programas e ações e de geração de emprego e renda no meio rural;
- promover e executar a política de educação ambiental rural;
- promover e executar cursos, seminários, palestras de capacitação e de profissionalização dos agricultores, especialmente voltados para a prática da administração da propriedade rural e à agregação de atividades econômicas alternativas junto às propriedades rurais, especialmente a produção de produtos agropecuários;
- atuar em conjunto com os demais órgãos do Governo Municipal, com destaque na execução das políticas educacionais, de saúde e de assistência social;
- participar da elaboração e execução de projetos e programas ambientais rurais;
- promover a defesa sanitária animal e vegetal, controlando e inspecionando os produtos de sua origem no âmbito municipal;
- coordenar, acompanhar e avaliar a elaboração dos planos, programas e projetos de desenvolvimento do setor agropecuário;
- promover e coordenar a política de aquisição de insumos e distribuição de sementes;
- promover e executar uma política de prevenção e combate à seca;
- supervisionar a administração do matadouro municipal;
- executar outras tarefas correlatas e determinadas pelo Prefeito Municipal.
ÓRGÃOS AUXILIARES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA:
- SIM - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL
- MATADOURO PUBLICO
- SETOR DE ITR
- GARANTIA SAFRA
- AGRICULTURA FAMILIAR
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