Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura (CER-III) traz duas novas modalidades de tratamento após reforma e ampliação

Publicado em 22/03/2018 às 20:03

O Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino (CER-III) passa pelos últimos detalhes para a inauguração de sua reforma e ampliação, nesta sexta (23), a partir das 16h00. Em participações recentes nos radiofônicos de Guarabira, o secretário de Saúde Wellington Oliveira e a coordenadora do CER-III Silvânia Martiniano prestaram informações acerca dos preparativos para esta importante solenidade. Wellington destacou que, ao invés de atuar apenas com uma área de deficiência (física), as novas instalações e equipamentos do CER-III darão plenas condições para que se trabalhem com um total de três áreas de deficiência (física, intelectual e visual). Dessa forma, haverá uma equipe de profissionais especializados e equipamentos modernos a disposição da população, além de novos espaços dedicados ao tratamento adequado. Na modalidade motora permanecem as atividades de ortopedia e traumatologia, a exemplo de reabilitação pós-fratura, AVC, traumatismo raquimedular, entre outras. A área intelectual irá prestar uma assistência especial para as crianças, com tratamentos para diagnósticos de transtornos neurológicos, síndromes e autismo. Quanto as modalidades de caráter visual são restabelecidas as anomalias do movimento ocular, como estrabismo, nistagmo, entre outros. Silvânia falou da expectativa gerada em torno dos pacientes a respeito das obras de ampliação do, antes nomeado, Centro Neurofuncional, havendo até a especulação de que o prédio antigo seria desativado. No entanto, a coordenadora garantiu que toda a área do, agora chamado, CER-III será utilizado, pois no novo espaço haverá salas de estimulação visual e AVDs, salas de estimulação precoce e autismo, atendimento motor, consultórios de enfermagem e multiprofissional, consultório oftamológico, fraldários adulto e infantil, salas de avaliação dinâmica e de reunião, além das salas de apoio aos profissionais e de atendimento em grupo adulto e infantil. Quanto ao prédio antigo permanecem as salas de psicologia, fonoaudiologia, hidrocinesioterapia, fisioterapia respiratória, neurologia adulta e infantil, ginásio de cinesioterapia, box de eletrocinesioterapia e avaliação.