Notícia

ESPETÁCULO DA NATUREZA: Guarabira está entre os melhores destinos para observar o Eclipse Solar Anular de 2023

por Publicado originalmente em 29.08.2023 Publicado em 04/10/2023 às 09:51

No dia 14 de outubro será vísivel em parte do território nacional, o Eclipse Solar Anular. Segundo os especialistas, os estados do Nordeste e também do Norte, estão em localizações mais privilegiadas para ser possível acompanhar o fenômeno.

Dessa forma, os únicos estados que irão poder observar o “anel de fogo” completo do eclipse serão o Amazonas, Pará, a região norte do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e por fim, a Paraíba, o último estado onde a sombra da Lua irá percorrer.

Na Paraíba, o eclipse começará a ser observado por volta das 16h43 para as cidades do Sertão; já para os observadores do litoral, zona da mata e do brejo paraibano, por exemplo, a sombra começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” será visto em sua totalidade às 16h46.

Ao Jornal da Paraíba, a Associação Paraibana de Astronomia (APA) separou os melhores lugares, dentro das principais cidades do estado, para poder acompanhar o fenômeno que é considerado um dos principais da astronomia brasileira no século, Guarabira está entre elas oferecendo uma vista incrível a partir do Santuário Memorial Frei Damião ou do Cruzeiro de Brennand, na parte serrana da cidade. 


HORÁRIO DO ECLIPSE:

Em relação ao horário, isso depende da região do país onde a pessoa vai estar acompanhando o eclipse.

Na Paraíba, por exemplo, o eclipse começará a ser observado por volta das 16h43 para as cidades no Sertão. Já para os observadores do litoral e das regiões mais próximas, a sombra começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” será visto em sua totalidade às 16h46.

Em outras regiões do Brasil, como no Amazonas, o eclipse se inicia às 13h09 (horário local), e o ‘anel de fogo’ será visto por volta das 14h55.


SEGURANÇA E PROTEÇÃO OCULAR AO OBSERVAR O FENÔMENO: 

De acordo com o físico Felipe Sérvulo, existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, ele alerta também que mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que observar o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão. Veja abaixo como se prevenir.

Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho. Porém, o especialista alerta que nem todo tipo de óculos é recomendado para esse tipo de caso.

“Existem várias formas seguras de se observar um eclipse, por exemplo, utilizando óculos especiais com filtros solares que reduzem a radiação solar nociva, inclusive os raios-UV, que causam danos irreversíveis à visão, inclusive levando à cegueira”, chama atenção quanto ao tipo específico de óculos que se deve usar.

Além disso, existe também a opção do espectador do eclipse se utilizar de filtros específicos em telescópios, lunetas e até binóculos. Mas, vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos desses equipamentos são comercializados por meio de terceiros.

Felipe Sérvulo também chama atenção para que outros objetos não sejam utilizados na observação do eclipse, porque isso pode aumentar, inclusive, os danos causados pela exposição ao sol.

“Não é recomendado utilizar radiografias, negativos fotográficos, óculos escuros ou polaroides para observar um eclipse, pois nenhum destes oferece uma proteção real. E, mesmo utilizando proteção e filtros específicos, não é recomendado observar o sol por muito tempo. É importante, durante o fenômeno, descansar a visão após 30 segundos de observação”, explica.

Além disso, existe uma forma ainda mais segura de observar o eclipse, que é pela observação indireta, como conta o físico. “Um outro método de observação é o método indireto, no qual a luz do eclipse é projetada através de lentes de binóculos ou telescópios e uma superfície, e é possível então observar o fenômeno de forma segura”, diz.




COM INFORMAÇÕES DO SITE G1 - JORNAL DA PARAÍBA 

Prefeitura de Guarabira (PB)
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.